Eu amo receitas com frango, mas uma coisa é certa, o frango precisa estar bem temperado e bem cozido. E as receitas especiais de dia das mães estão caprichadas e bem explicadinhas, dessa forma todo filho pode ser o chef do Dia das mães! Tem suflê, tortinha ( que amo ) , frangos especiais. Vale a pena!

Frango ao molho barbecue

Ingredientes do frango ao molho barbecue

5 batatas grandes com casca em palitos
Sal e pimenta-do-reino a gosto
15 dentes de alho com casca
1/2 xícara (chá) de azeite
1,5kg de sobrecoxa de frango
Alecrim fresco para polvilhar
Molho barbecue

1 e 1/2 xícara (chá) de ketchup
1/3 de xícara (chá) de água
1/4 de xícara (chá) de vinagre
1/4 de xícara (chá) de açúcar mascavo
1/2 cebola picada
1 colher (sopa) de mostarda
1 dente de alho inteiro sem casca
Modo de preparo

Bata todos os ingredientes do molho no liquidificador e transfira para uma panela. Leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, por 10 minutos ou até reduzir. Reserve.

Cozinhe a batata em água fervente com sal por 4 minutos e escorra. Junte os dentes de alho, o alecrim e tempere com sal, pimenta e o azeite. Tempere as sobrecoxas com sal, pimenta e coloque em uma fôrma. Pincele com metade do molho e leve ao forno médio, preaquecido, por 50 minutos.

Retire do forno, pincele com o restante do molho, espalhe as batatas com alho e alecrim ao redor do frango e volte ao forno por mais 40 minutos ou até assar e dourar. Transfira para uma travessa e sirva.

Torta de frango de liquidificador

Ingredientes da Torta de frango de liquidificador

2 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de óleo
3 ovos
1 cubo de caldo de galinha
Sal a gosto
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó químico
Margarina e farinha de trigo para untar
Recheio

4 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
1 tomate picado
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1/2 lata de milho escorrida
3 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado
1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo

Para o recheio, em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Adicione o tomate, o extrato, a ervilha e o milho e refogue por mais 3 minutos. Acrescente o frango, o cheiro-verde, sal e pimenta e refogue por mais 5 minutos. Desligue, misture com o requeijão e deixe esfriar.

Bata no liquidificador o leite, o óleo, os ovos e o sal. Transfira para uma tigela, acrescente a farinha e o fermento, misturando com uma colher. Despeje metade da massa em uma fôrma de 30cm X 22cm untada e enfarinhada, espalhe o recheio por cima e cubra com o restante da massa. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até dourar. Deixe amornar, corte em quadrados e sirva.

Suflê de frango e milho

Ingredientes do Suflê de frango e milho

2 colheres (sopa) de manteiga
1 dente de alho picado
1/2 cebola picada
1 lata de milho verde escorrido
3 xícaras (chá) de peito de frango cozido e desfiado
1 cubo de caldo de galinha
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de água morna
Sal e cheiro-verde picado a gosto
4 claras em neve
Manteiga para untar
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Modo de preparo

Aqueça uma panela com a manteiga, em fogo médio, e frite o alho e a cebola até dourar. Adicione o milho, o frango e refogue por 3 minutos. Junte o caldo de galinha e a farinha dissolvidos na água, tempere com sal, cheiro-verde e cozinhe até engrossar levemente, mexendo. Desligue e deixe amornar. Misture delicadamente com as claras em neve e despeje em ramequins untados. Polvilhe com o parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos. Retire e sirva em seguida.

Medalhão de frango ao molho de gengibre e mel acompanhado de linguine primavera

Ingredientes:

1 peito de frango
2 fatias de bacon
20g de raspas de gengibre
25ml de mel
50ml de molho roti
200g de linguine
100g de legumes variados cortados em juliana (tiras longas e finas)
Sal e pimenta a gosto
10ml de óleo
10 ml de azeite
Salsinha a gosto

Modo de preparo:

Abra e limpe bem o peito de frango para formar dois filés. Tempere com sal e pimenta. Coloque uma fatia de bacon em cada um dos filés no sentido do comprimento e, depois, enrole cada um deles prendendo com palitos.

Numa panela, coloque óleo; quando estiver quente, acrescente o gengibre ralado. Deixe um pouco em fogo baixo para soltar o gosto. Acrescente o mel e depois o molho roti. Deixe ferver para engrossar por cerca de 20 minutos. Enquanto isso, refogue os legumes em azeite por três ou quatro minutos até ficarem crocantes. Acrescente sal, um pouco de pimenta e salsinha.

Coloque o peito de frango com o bacon para grelhar; quando estiver no ponto desejado, retire e corte em fatias, com cuidado para o bacon não cair. Posicione os pedaços em um prato e regue com molho de gengibre e mel.

Faça o macarrão, escorra e misture aos legumes puxados no azeite. Coloque a massa ao lado do frango e regue tudo com azeite virgem.