A banana é uma fruta super nutritiva e rica em potássio. O potássio é um dos responsáveis pelo bom desempenho das contrações musculares, ou seja, comer banana é ótima para prevenir dores, lesões e as temidas cãibras. Recomendada para todas as idades, sendo uma das frutas preferidas das crianças. Mesmo sendo ótima para a saúde o seu consumo está sempre limitado à durabilidade da fruta, que é baixa. Como aproveitar as bananas, antes que elas estraguem, em receitas fit? É o que o post de hoje leva para você!

Purê de banana da terra

Ingredientes

6 bananas-da-terra maduras
½ cebola
2 colheres (sopa) de manteiga
caldo de 1 limão
½ xícara (chá) de água
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo
Descasque e corte as bananas em rodelas de 1 cm, transfira para uma tigela, regue com o caldo do limão e reserve. Descasque e pique fino a cebola.
Leve uma panela média com a manteiga ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar. Junte as bananas (com o caldo de limão) e misture bem.
Regue com a água, tempere com sal e pimenta, tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até as bananas ficarem bem macias – o tempo de cozimento das bananas pode variar, se a banana estiver menos madura, mais firme, junte mais água e deixe cozinhar mais um pouquinho.
Desligue o fogo e, com o mixer, bata as bananas na própria panela até formar um purê bem liso e cremoso – se preferir uma textura mais rústica, amasse as bananas com a colher de pau. Sirva a seguir.

Bolo de banana de frigideira

Biscoito de banana com aveia Fit

 

INGREDIENTES
2 bananas bem maduras

2 colher de sopa de Uvas passas

1 xícara de aveia

 

MODO DE PREPARO
1. Amasse as bananas e acrescente a aveia, misturando bem. Depois, faça bolinhas no formato de pequenos biscoitos e coloque para assar em uma forma untada por 15 minutos em forno pré-aquecido a 175 graus. Se você quiser, também pode adicionar uma pitada de canela em pó, um punhadinho de frutos secos — como nozes e amêndoas, por exemplo — ou gotinhas de chocolate para incrementar as bolachas.

Pão fit de banana

INGREDIENTES:

1 banana amassada (prata, maça nanica…)
1 ovo inteiro
2 colheres de sopa de aveia em flocos finos
1 colher de sopa  de amido de milho
1 colher de chá de fermente em pó
pitada de sal
Frigideira antiaderente de 15cm
COMO FAZER PÃO FIT DE FRIGIDEIRA:

Em um prato amassa 1 banana madura, pode ser banana prata, nanica ou maçã.
Junte 1 ovo inteiro, 2 colheres de sopa de aveia em flocos finos, 1 colher de sopa de amido de milho (maisena) e uma pitadinha de sal.
Misture com o garfo até ficar homogêneo.
Por ultimo coloque o fermento e misture delicadamente. O sal entra para dar um contraste de sabor, não para salgar o pão.
Unte uma frigideira com pouquinho de manteiga. Coloque a misture e cozinhe em fogo bem baixinho 5 minutos de cada lado. Ou até o pãozinho firmar e e você conseguir virar  do outro lado. Ele solta’ do fundo da frigideira
Sirva a seguir  com mel ou outra cobertura de sua preferência.