No segundo domingo de Maio a festa do dia das mães promete ser uma reunião pequena e agradável. Se sobrou para você a missão de levar a sobremesa, não se apavore. Mesmo com fama de ser uma parte cara do almoço, as receitinhas que separamos para esse dia das mães combinam com a atual situação financeira de quase todo mundo. Receitas econômicas, com ingredientes simples mas muito saborosas. Afinal, quem resiste à uma fatia de brigadeirão ou pudim, não é?

Brigadeirão fácil

Ingredientes do brigadeirão fácil

1 e 1/2 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
4 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de maisena
1 xícara (chá) de chocolate em pó
Manteiga para untar
Chocolate granulado para decorar
Modo de preparo

Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite, os ovos, a manteiga, a maisena e o chocolate em pó até homogeneizar. Transfira para uma fôrma de buraco no meio de 24cm de diâmetro untada, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, em banho-maria, por 50 minutos ou até que, ao enfiar um palito, este saia limpo. Deixe esfriar e leve à geladeira por 2 horas. Desenforme, decore com granulado e sirva.

Bombom na travessa

Ingredientes do bombom na travessa

2 latas de leite condensado
2 colheres (sopa) de maisena
2 xícaras (chá) de leite
2 colheres (sopa) de margarina
2 gemas
800g de morangos limpos e secos
Morangos inteiros limpos e secos para decorar
Cobertura

400g de chocolate meio amargo derretido
2 caixas de creme de leite (400g)
Modo de Preparo

Leve uma panela ao fogo médio com o leite condensado, a maisena dissolvida no leite, a margarina e as gemas, mexendo sempre até engrossar. Desligue, espalhe em um refratário médio e leve à geladeira por 2 horas. Retire, arrume os morangos em pé por cima do creme no refratário e cubra com os ingredientes da cobertura misturados, deixando uma camada de morangos à mostra na lateral do refratário. Decore com morangos inteiros e sirva em seguida.

Receita de Mousse de maracujá

Ingredientes

1 envelope de gelatina em pó sem sabor

1 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 clara batida em neve
Calda

Polpa de 2 maracujás
1/2 xícara (chá) de água
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de maisena
Modo de preparo

Em uma panela, polvilhe a gelatina sobre o suco e deixe descansar por 5 minutos. Leve ao fogo baixo, em banho-maria, para dissolver, sem deixar ferver. Misture com o leite condensado e o creme de leite, despeje em uma tigela e misture a clara com uma colher. Leve à geladeira por 2 horas. Bata a polpa com metade da água no liquidificador, usando a tecla pulsar, somente para soltar as sementes. Despeje em uma panela, acrescente o açúcar, a maisena dissolvida na água restante e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Deixe esfriar e espalhe sobre a musse. Sirva.

Pudim 2 ingredientes

 

Ingredientes do pudim 2 ingredientes

1 e 1/2 lata de leite condensado
3 potes de iogurte natural (510g)
Calda

1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água
Modo de preparo

Para a calda, leve uma panela com o açúcar e a água ao fogo baixo e cozinhe até formar um caramelo dourado. Desligue e espalhe em uma fôrma de buraco no meio decorada de 24cm de diâmetro. Deixe esfriar.

No liquidificador, bata o leite condensado com o iogurte por 2 minutos. Coe e despeje na fôrma caramelada. Leve ao forno médio, preaquecido, em banho-maria, por 40 minutos ou até firmar. Retire, deixe amornar e leve à geladeira por 4 horas. Retire, desenforme e sirva em seguida.