Eu e minhas amigas temos tido uma conversa recorrente nos nossos grupinhos de Whatsapp: O preço da carne está absurdo! Sendo assim, a carne virou raridade no meu cardápio e o frango é o novo protagonista. mas como comer tanto frango sem enjoar? Fácil, compre cortes diferentes e faça muitas receitinhas com temperos e acompanhamentos diferentes. No post de hoje tem  mil formas de fazer frango, e não é só peito, não!

 

Peito de frango recheado com coppa e requeijão cremoso

Ingredientes

2 peitos de frango
fatias de coppa (o quanto baste)
requeijão cremoso (o quanto baste)
6 colheres de óleo de coco
sal e pimenta rosa moída na hora a gosto
1 pitada de gengibre em pó
Preparo

Faça um corte com a faca larga no centro dos peitos de frango, mas deixe o peito separar. Preencha o buraco com copa de colheradas de requeijão (o quanto baste). Coloque os peitos num refratário e tempere com sal e pimenta moída na hora. Salpique uma pitada de gengibre em pó e misture tudo com as mãos, envolvendo a ave nos temperos. Depois regue com óleo de coco, três colheradas para cada peito. Se não tiver ou não quiser usar o óleo de coco, regue com azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido 200 graus. Depois de uns 50 a 60 minutos, os peitos já estarão cozidos, retire o papel alumínio, diminua o forno para 180 graus e deixe dourar por mais uns 30 minutos ou mais. Retire, fatie em rodelas grossas e volte para o forno por mais uns 5 a 10 minutos. Servi com arroz integral e uma saladinha. O óleo de coco dá um aroma todo especial ao prato.

Frango fácil na panela de pressão

Ingredientes:

1 quilo de peito de frango sem osso picado em pedaços grandes
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1 cenoura sem casca picada
1 envelope de caldo de galinha em pó
2 colheres (sopa) de shoyu
1 colher (sopa) de mostarda
1 colher (sopa) de ketchup
1 colher (sopa) de colorau
1 colher (chá) de sal
Pimenta do reino a gosto
200 ml de água
O modo de fazer é assim coloque tudo na panela de pressão. Não precisa refogar nada é só misturar, tampar e levar ao fogo médio. Assim que pegar pressão, abaixe o fogo para mínimo e deixe 15 minutos. Desligue o fogo, deixe a pressão sair naturalmente (são mais uns 10 ou 15 minutos). Abra a panela e está pronto!

 

Gratinado de Frango com Molho de Ricota


Para fazer 2 xícaras de peito de frango em cubos médios use as medidas abaixo.

Refogue no azeite 1/2 cebola e 1 dente de alho grande, na mesma panela acrescente:

200g de ricota;
150ml de leite;
1/2 tablete de caldo de legumes;
1 colher (café) cheia de amido de milho;
1 pitada de noz-moscada (opcional).
Bata tudo com um mixer ou leve a mistura ao liquidificador. Volte a mistura no fogo até ferver e engrossar. Vai virar um creme grosso. Prove o sal, se achar que é necessário acrescente mais um pouco. Esse molho pode ser usado em vários pratos (massas, aves, peixes, etc).

Grelhe os cubos de frango até ficarem bem dourados. Coloque em um refratário, cubra com o molho de ricota, polvilhe parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.

Coloque  uns minutinhos no forno para derreter o queijo. Mesmo sem dourar fica saboroso.

Atenção: depois de ir ao forno o creme ficará com aspecto de talhadinho, mas não é talhado, é a granulação da própria ricota.

 

Coxinha da Asa de Frango Assada com Mel, Shoyu e Catchup

 

Ingredientes (4 porções)

1 kg de coxinha de asa de frango (drumet)

3 dentes de alho amassados

1 colher (de chá) de sal

1 pitada de pimenta do reino

1 colher (de sopa) de mel

1 colher (de sopa) de shoyu

1 colher (de sopa) de catchup

Modo de Preparo

Coloque as asinhas em um recipiente e tempere com alho, sal e pimenta do reino e deixe nesse tempero por pelo menos 6h ou da noite para o dia.

Depois coloque em uma forma ou refratário, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (180 graus) por uns 45 minutos.

Misture o mel, o shoyu e o catchup em uma tigela.

Retire o papel alumínio, pincele a metade da mistura de mel, shoyu e catchup e volte as asinhas para o forno. Deixe 15 minutos, vire as asinhas, pincele o restante do molho e volte para o forno por mais 15 minutos ou até elas dourarem.

 

Dicas:

Se quiser sirva com mostarda, fica ótimo. É uma delícia comer as asas que tem um certo agridoce, com um pouco de mostarda.

Frango Massala

Ingredientes:

80g de manteiga
2 cebolas cortadas em tiras
1.4 kg de coxas e sobrecoxas de frango desossadas em cubos
1 colher (chá) de sementes de coentro
1 colher (chá) de sementes de mostarda
1 colher (chá) de sementes de cominho
½ colher de sopa de gengibre ralado
1 colher de sopa de alho ralado
½ colher (chá) de de pimenta caiena
1 vidro (200ml) de leite de coco
1 colher (chá) de de açafrão da terra
2 tomates
¾ xícara de castanhas de caju picadas
Coentro picado a gosto

Como fazer frango massala:

Comece derretendo 30g de manteiga e cozinhando as tiras de cebola por aproximadamente 15 minutos em fogo baixo, até que caramelizem em seu próprio açúcar. Reserve. Adicione um pouco mais de manteiga e comece a selar os cubos de frango, sem colocar demais para não baixar a temperatura da panela. Sele por 2 minutos de cada lado dos cubos e vá reservando, deixando a panela livre para outro lote. Quebre os temperos em sementes em um almofariz e coloque na frigideira com um pouco mais de manteiga. Refogue por um minuto e adicone o alho e gengibre picados bem pequenos. Em seguida, adicione o leite de coco, a pimenta caiena e o açafrão. Caso a frigideira seque, pode ir colocando um pouquinho de água. Volte com o frango para panela para terminar de cozinhar. Adicione os dois tomates bem picados sem sementes e misture bem. Por fim, adicione as castanhas e o coentro. Sirva com arroz branco, basmati ou jasmin.