Os suspiros são docinhos deliciosos e tem aquele gosto que remete aos momentos de infância e de grande afetividade. A verdade é que os suspiros comprados estão longe de nos trazerem as mesmas memórias e nem o gostinho é tão bom. Se você não tem restrições no consumo de açúcar, nem está fazendo dieta para perder peso, venha comigo aprender algumas receitas deliciosas de suspiros!


Passo a passo para fazer suspiro em casa

 

 

Receitinha de suspiro caseiro

INGREDIENTES:

6 claras
3 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (chá) de suco de limão
1 colher (chá) de raspas de limão

MODO DE PREPARO:

1- Em uma panela, em fogo baixo, misture as claras com o açúcar (aproximadamente 3 minutos), mexendo sem parar. (não pare de mexer para as claras não cozinharem).

2- Retire do fogo e coloque direto na batedeira em velocidade alta, até dar o ponto firme (aproximadamente 5 minutos).

3- Adicione o suco de limão e as raspas, batendo mais um pouco para incorporar bem.

4- Coloque em um saco de confeitar, e sobre uma assadeira forrada com papel manteiga faça os suspiros.


5- Leve para assar em forno pré-aquecido a 180° até dourar levemente.

6- Retire do forno com cuidado, espere esfriar e guarde em potes hermeticamente fechados para manterem sua crocância.


Suspiro receita de  Anacreon de Téos

Ingredientes:

 

3 claras de ovo em temperatura ambiente

15 colheres (sopa) de açúcar

Raspas da casca de ½ limão

 

Preparo:

 

Aqueça o forno a 100ºC.

Bata as claras em ponto de neve (a mão ou na batedeira) até formarem picos mais firmes. Uns 5 minutos de batedeira, na velocidade mais alta.

Cheque, retirando a tigela da batedeira e virando de cabeça para baixo. Se a clara se mantiver firme é porque está no ponto.

Volte a tigela para a batedeira, ligue novamente em velocidade alta e vá pondo as colheres de açúcar, uma a uma, espaçadamente, para o açúcar misturar bem.

Conclua com as raspas de limão, incorporando ainda enquanto bate as claras.

Forre uma assadeira com silpat ou papel-manteiga, faças os suspiros com duas colheres de sopa, puxando de uma para a outra e deslizando para a forma e deixando um espaço entre eles, para permitir que cresçam um pouco, sem grudarem.

Leve ao forno por 1 hora, para deixá-los branquinhos e levemente moles por dentro. Se quiser um pouco mais corados e sequinhos também por dentro, deixe mais uns 10 ou 15 minutos. Mas não muito mais, para não queimarem.

Não abra o forno em momento algum durante o tempo em que estiverem assando.

Desligue o forno e deixe os suspiros esfriando na assadeira, até que esfriem totalmente, para quem não fiquem grudentos com o passar do tempo.

Quando estiverem completamente frios, retire-os da assadeira e guarde-os em um pote ou tupperware fechados, para não amolecerem.