As sorveterias gourmet, cada vez mais, resgatam sabores de doces simples, que fazem parte do nosso imaginário afetivo. O arroz doce, que tradicionalmente tem a ver com festas juninas, com almoços em família e com a figura materna à beira do fogão, foi transformada em sabor de sorvete. A delícia de provar um arroz doce quentinho pode se repetir a qualquer momento, mas sem a parte do quentinho. O sorvete de arroz doce é muito fácil de reproduzir em casa e faz muito sucesso nas sorveterias artesanais. Que tal tentar aí na sua casa?


Como fazer sorvete de arroz doce

 

Para começar o sorvete, precisamos de uma boa receita de arroz doce. No post de hoje temos uma receita de arroz doce, que você pode fazer e servir e guardar o excedente para o sorvete. Tendo duas sobremesas garantidas!

Receita de arroz doce

1 xícara de arroz branco
Água para o cozimento do arroz
2 gemas
3 colheres de açúcar
2 xícaras de leite
1 caixa de leite condensado
4 cravos da índia
1 pau de canela
Canela em pó para polvilhar
Modo de preparo
Leve ao fogo o arroz com água, o cravo e a canela e deixe ferver até que o arroz esteja bem cozido. Bata as gemas com o açúcar com um garfo até virar um creme claro. Com o arroz ainda no fogo, começando a ficar sequinho, sem água, despeje as gemas e mexa sem parar, despeje o leite e deixe ferver até secar e ficar mais cremoso, mexendo de vez em quando. Coloque o leite condensado e continue mexendo. Desligue o fogo, coloque seu doce em uma travessa e deixe esfriar em temperatura ambiente, mexendo a cada 30 minutos, isso vai fazer com que o doce fique mais e mais cremoso. Depois de frio coloque na geladeira.

Receita fácil de sorvete de arroz doce

Ingredientes:

500 gramas de arroz doce
300 gramas de creme
3 claras de ovo grandes
150 gramas de açúcar
3 colheres de sopa de açúcar invertido (caramelo)
Suco de limão
Canela em pó

Como preparar um sorvete de arroz doce:

1- Em primeiro lugar, devemos ter a sobremesa clássica à temperatura ambiente. Depois vamos bater na batedeira ao gosto de cada um. Você pode escolher entre misturar totalmente ou deixar alguns grãos inteiros.


2- Em seguida, colocamos na geladeira até que fique bem frio.

3- Batemos o creme até ficar consistente. E assim que o arroz doce esfriar, colocamos delicadamente junto com o açúcar invertido.

4- Em seguida, batemos as claras em neve com algumas gotas de suco de limão. Adicione o açúcar aos poucos.


5- Por fim, acrescentamos a mistura de creme e arroz doce com movimentos suaves e envolventes.

6- Se você não tiver uma geladeira ou sorveteira, despeje a mistura em um recipiente hermético e congele.

7- A cada 30 minutos, retire e mexa. Faça isso três vezes até que esteja completamente congelado. E pronto para saborear esta sobremesa requintada!