Risoto é uma daquelas coisas que eu sempre peço quando vou em restaurantes. Se eu vejo um risoto no cardápio, sendo ele simples ou elaborado, eu já tenho a minha escolha feita. E o porquê é simples, eu acho risoto uma receita difícil de fazer em casa e dar certo. No caso, a minha casa. Acho que quando eu faço não fica tão bonito e brilhante. E é por isso que selecionei algumas receitas dessa delícia, que dão certo e com o passo a passo para que você tenha sucesso na hora de preparar.


Como fazer um risoto italiano

A receita clássica italiana é super tradicional. Mas, claro, você pode adaptar aos ingredientes que tiver na sua casa. Essa receita do post é bastante antiga e utilizada de forma a ser fácil de ser reproduzida por qualquer pessoa, com alguma habilidade culinária. Vale a pena experimentar!

Receita de risoto italiano tradicional

Ingredientes:

 

Sal

1 cebola pequena

Pimenta-do-reino

1 colher sopa de manteiga


4 colheres de sopa de azeite

Salsa e alecrim para decorar

3 colheres de sopa de margarina


1 xícara de chá de queijo parmesão ralado

2 xícaras de arroz arbóreo ou arroz italiano

1 e 1/2 xícaras de vinho branco seco de boa qualidade

300 g de frango sem pele cortado em cubos pequenos

1 litro de caldo de galinha ou dois cubos de caldo diluídos em um litro de água

Passo a passo da receita de risoto italiano


Aqueça uma frigideira e coloque um pouco de azeite para "selar" o frango temperado apenas com sal e pimenta-do-reino e reserve.

Em uma panela pequena ferva o caldo de frango e mantenha-o no fogo durante todo o preparo do prato.

Em uma panela mais funda doure a cebola bem picadinha no azeite e em seguida junte o arroz e refogue-o por uns 2 minutos.

Após refogado o arroz junte o vinho branco e deixe reduzir até o álcool evaporar.

Junte agora a margarina e após ela derreter junte 2 conchas do caldo de frango, fique mexendo o arroz até o caldo secar.

Estando o arroz "al dente" acrescentar a colher de manteiga, o frango já reservado e a xícara de queijo parmesão ralado.

Deixe o queijo derreter, sirva os pratos e salpique salsinha fresca bem picadinha por cima.

Coloque um galhinho de alecrim para decorar e deixe o queijo parmesão na mesa para os seus convidados jogarem por cima do risoto.