Desde que vim morar no Sul do Brasil tive que aprender a conviver com a paixão que os sulistas têm pelas panquecas. Na minha terra, no Rio de janeiro, o que chamam aqui de panqueca a gente raramente come, em restaurante é improvável de encontrar no cardápio, mas aqui a coisa é diferente. Sendo assim, tive que me render a comer, provar recheios e, depois de um tempo, me aventurar a criar minhas próprias panquecas. Todos aqui amam panquecas, e você?


Adaptando as receitas de panqueca

Hoje, aqui no Muito chique, teremos uma panqueca bem específica, a integral de carne com requeijão, mas a receita é facilmente adaptável ao que tiver na sua geladeira e possa virar recheio. A panqueca integral tem mais nutrientes, pois o trigo não é refinado, mas se você só tiver a farinha comum, pode adaptar também. O importante é sair uma panqueca gostosa na sua casa hoje, fechado?

Receita de panqueca integral deliciosa

Ingredientes

– 01 xícara de leite
– 02 ovos
– 01 xícara de farinha integral
– 01 colher de sopa de manteiga ou margarina derretida
– 01 pitada de sal
– 250g de carne moída que sobrou na geladeira
– 01 sachê de molho de tomate temperado pronto
– 01 copo de requeijão
– 1 copo de água
– Condimentos a gosto
– Queijo parmesão
Modo de Preparo :

Para a massa, bata todos os ingredientes no liquidificador. Unte ma panela para panquecas ou uma frigideira redonda com pouco de manteiga ou margarina. Esquente bem a frigideira e despeje um pouco da massa no centro da panela. Espalhe a massa até cobrir todo o fundo, espere fritar e depois vire do outro lado. Repita a operação com toda a massa e reserve. Unte um recipiente com manteiga ou margarina e reserve.

Para o recheio, pegue aquela carne moída, que sobrou de outro dia, e o copo de requeijão. Misture metade do requeijão na carne formando uma pasta. Coloque uma colher de sopa generosa da pasta no centro das panquecas e enrole. Acomode as panquecas no recipiente untado e coloque por  10 minutos no forno pré-aquecido a 180C.  Enquanto as panquequinhas aquecem, coloque o molho de tomate numa panelinha, um copo de água e o requeijão que sobrou. Misture tudo até ferver e fogo médio. Se quiser, acrescente sal e condimentos a gosto.

Retire a panqueca do forno e cubra com o molho preparado. Decore com queijo parmesão e volte com as panquecas para o forno por 15 min. Fique de olho para o molho não secar hein.


Dica: A carne moída do dia seguinte deve ser aquela que a gente prepara com tomate  e pimentão verde. Não fica muito bom aquela seca só refogada.

Rendimento: 10 panquecas médias