Não sei como é aí na casa de vocês, leitoras, mas na minha casa, se o prato principal da refeição for carne, já garante alguns sorrisos.  Aqui o pessoal ama carne, de todos os tipos. Desde o churrascão tradicional até as iscas aperitivas. Como para o dia das mães, sempre queremos fazer algo que tenha a cara do aconchego do lar, a dica de hoje é cozinharmos uma bela peça de maminha para fazer carne de panela, e recheada, por que as mães merecem!

 

Receita especial de carne de panela recheada

Ingredientes da carne de panela recheada

·         1 peça de maminha limpa (aproximadamente 1,2kg)

·         1 cenoura em tiras

·         1 mandioquinha em tiras

·         1 pimentão verde em tiras

·         150g de ervilha-torta

·         Suco de 2 laranjas

·         3 dentes de alho picados

·         1 cebola picada

·         Sal e pimenta-do-reino a gosto

·         4 xícaras (chá) de água

·         1 cubo de caldo de carne

·         1 colher (chá) de maisena

Modo de preparo de carne de panela recheada

Com o auxílio de uma faca afiada, faça um corte lateral na peça de carne, formando uma abertura e tomando cuidado para não perfurar o outro lado. Coloque dentro da carne, recheando, a cenoura, a mandioquinha, o pimentão e a ervilha. Feche com palitos, transfira para uma vasilha e tempere com suco de laranja, o alho picado, a cebola, sal e pimenta. Cubra com 3 e 1/2 de xícaras (chá) da água e deixe descansar por 1 hora, virando a peça na metade do tempo.

Coloque tudo em uma panela de pressão, adicione o caldo de carne, tampe, leve ao fogo baixo e cozinhe por 40 minutos depois de iniciada a pressão. Desligue, espere a pressão sair naturalmente e abra a panela. Se a carne ainda não estiver macia, volte ao fogo médio, com a panela aberta, e cozinhe até amaciar.

Retire a carne da panela e disponha em uma travessa. Volte a panela ao fogo médio com o caldo do cozimento, adicione a maisena dissolvida na água restante e cozinhe até engrossar. Desligue e regue a carne com o molho. Se desejar, sirva acompanhada de farofa.