O picadão na tábua é um petisco tradicional servido em  todos os bares, botecos e melhores mesas informais aqui do sul do Brasil. Pelo menos quando eu morava no Rio de Janeiro não chamávamos assim. No máximo uma tábua de frios, mas está longe de ter a magnitude e extravagância de um picadão na tábua . Cada estabelecimento tem o seu estilo de picadão na tábua.  Nele vem, em uma tábua, vários petiscos em porções pequenas, agradando a todo mundo que está na mesa.


O que é servido em um picadão na tábua

Essa é a maior vantagem de pedir um picadão na tábua, você sempre vai gostar de mais de um item servido. Os itens mais comuns são: azeitona verde,  queijo cortado em cubinhos, calabresa frita, ovo de codorna em conserva, picles fatiado, iscas de carne, iscas de frango, coraçãozinho de galinha frito.  Em alguns lugares também pode vir batata frita, polenta frita e anéis de cebola  empanados. Só coisas deliciosas, não é?

Como fazer um picadão na tábua em casa

Caso você esteja na sua casa, reunido com os amigos. e  querendo fazer um petisco que lembre uma mesa de bar tradicional, prepare-se para uma lista de compras e dicas.  Você pode criar o seu picadão na tábua aí na sua casa.  Você pode recriar essa alegria em forma de comida aí, na sua cozinha, com coisas que você já tem na sua geladeira, ou então ter que comprar pouquíssimos ingredientes.  O picadão na tábua sempre vai agradar as pessoas da sua casa, sua família, seus filhos, porque é feito de coisas gostosas.

Não é hora de ficar de olho nas calorias. Aproveito para dizer que existe picadão na tábua que são mais calóricos, com mais frituras e os que podem até ser consumidos por pessoas que estão fazendo dieta low carb. Nessa dieta, que é um pouco mais restritiva, você pode comer a carne, frango, queijo,  azeitonas e os ovinhos de codorna sem problema nenhum. Viu como esse petisco reúne a galera ?

Como montar o picadão na tábua

Ingredientes de um picadão pequeno:

queijo colonial em cubos
queijo gorgonzola
azeitonas
20 ovos de codorna cozidos
salame
Nesse vídeo tem um tutorial para um picadão bem básico. A técnica de montagem é a mesma de um mais elaborado. Capriche nos molhos e bom apetite!