Chegou a Semana Santa. Época de reunir a família em torno de uma mesa, distribuir ovos de chocolate, se divertir e relaxar, afinal tempos de comemoração exigem uma maior preparação, seja na refeição ou na decoração. No post de hoje, você vai encontrar receitas vegetarianas deliciosas para substituir os pratos com peixes e frutos do mar. Os pratos são vegetarianos mas levam derivados do leite, não sendo uma opção para convidados veganos, certo?

Torta de legumes maravilhosa

Ingredientes da torta de legumes maravilhosa

1 pacote de massa folhada (400g)
1 xícara (chá) de ricota amassada
1 xícara (chá) de queijo provolone ralado
1/2 xícara (chá) de creme de leite
Sal, cebolinha picada e orégano a gosto
2 cenouras pré-cozidas em fatias finas
2 abobrinhas italianas em fatias finas
2 berinjelas em fatias finas
1/2 xícara (chá) de azeite
Modo de preparo

Abra a massa folhada conforme as instruções da embalagem e forre uma fôrma de aro removível de 22cm de diâmetro canelada. Em uma tigela, misture a ricota, o provolone, o creme de leite, sal e cebolinha até formar um creme. Espalhe sobre a massa, alisando e reserve. Faça rolinhos com os legumes e arrume sobre o creme da torta, um ao lado do outro, intercalando, até cobrir todo o creme. Misture o azeite com orégano, sal e pincele os legumes. Leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos. Deixe amornar, desenforme e sirva em seguida.

Quiche vegetariana

Ingredientes da Quiche vegetariana

1 pacote de massa folhada (400g)
3 ovos
1 lata de creme de leite
1/2 xícara (chá) de brócolis cozido e picado
1 xícara (chá) de queijo mussarela ralado
1/2 xícara (chá) de queijo provolone ralado
1/2 xícara (chá) de tomate seco picado
2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
1 colher (chá) de sal
Pimenta-do-reino e noz-moscada ralada a gosto
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Modo de preparo

Forre o fundo e a lateral de uma fôrma de fundo removível canelada de 24cm de diâmetro com a massa folhada, apertando com os dedos. Corte o excesso de massa da lateral com uma faca e fure o fundo da fôrma com garfo. Bata os ovos com o creme de leite usando um garfo ou batedor manual.

Acrescente o brócolis, os queijos, o tomate seco, o cheiro-verde, o sal, pimenta e noz-moscada. Misture bem e distribua sobre a massa na fôrma. Polvilhe com o parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até firmar e dourar. Desenforme morna e sirva a quiche vegetariana.

Empadão vegetariano

Ingredientes do Empadão vegetariano

Massa

3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de creme de leite
1/2 xícara (chá) de água fria
Margarina e farinha de trigo para untar
Recheio

1 cenoura picada
1 xícara (chá) de vagem picada
2 xícaras (chá) de brócolis em floretes
1 tomate picado
1 dente de alho picado
1 xícara (chá) de queijo mussarela ralado
Sal a gosto
Modo de preparo

Para o recheio, cozinhe no vapor a cenoura, a vagem e o brócolis até amaciarem. Espere esfriar e junte com o tomate, o alho, a mussarela, tempere com sal e misture.

Para a massa, misture em uma tigela a farinha, o sal e a manteiga. Adicione o creme de leite e a água, aos poucos, até formar uma massa lisa e homogênea. Se preciso coloque mais água.

Divida a massa em 2 partes, abra com um rolo, forre uma fôrma de 24cm de diâmetro untada e enfarinhada com parte da massa, espalhe o recheio reservado e cubra com o restante da massa, feche as bordas, retire o excesso de massa, leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até assar. Espere amornar e desenforme. Está pronto o seu empadão vegetariano!