Com o preço que está a carne, daqui à pouco picanha vira presente de aniversário. Brincadeiras `a parte, a solução, para não ter que tirar a carne do prato é usar cortes mais baratos e se render a carne moída. Eu, sou adepta, faz muito tempo e crio uma quantidade grande de possibilidades com ela. Hoje, aqui no Muito chique, vamos aprender uma receita perfeita, que vem lá do Panelinha, da Rita Lobo. Dessa forma você terá um molho legítimo e delicioso para suas receitas!

Esse molho é um clássico e serve até seis pessoas.

Receita de molho bolonhesa

INGREDIENTES

·         1 kg de patinho moído

·         1 cebola

·         2 cenouras

·         2 talos de salsão

·         2 colheres (sopa) de óleo

·         4 colheres (sopa) de manteiga

·         2 xícaras (chá) de leite

·         2 xícaras (chá) de vinho branco seco

·         2 latas de tomate pelado com líquido (400g)

·         noz-moscada ralada na hora a gosto

·         sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

1.    Lave e seque as cenouras e os talos de salsão. Descasque e pique as cenouras em cubinhos. Descarte as folhas e pique os talos do salsão em cubinhos. Descasque e pique fino a cebola.

2.    Numa panela média, coloque o óleo e a manteiga. Leve ao fogo médio e, quando aquecer, adicione a cebola e refogue até ficar transparente. Junte a cenoura e o salsão picados, e refogue por mais 3 minutos, sem parar de mexer.

3.    Acrescente a carne moída e misture com um garfo. Tempere com sal e pimenta-do-reino e refogue até que a carne perca a cor rosada.

4.    Junte o leite e mexa até evaporar completamente. Tempere com noz-moscada ralada na hora, a gosto. Adicione o vinho e deixe cozinhar até secar, mexendo sempre.

5.    Abaixe o fogo, junte os tomates (com o líquido da lata) e deixe cozinhar por 3 horas, com a tampa entreaberta, mexendo de vez em quando. O fogo deve estar baixíssimo para o molho não queimar e grudar no fundo da panela. Durante todo o cozimento, deixe uma chaleira com água a postos. De tempos em tempos, afervente e adicione um pouco de água para o molho não secar. No total, você vai usar cerca de 1 litro de água.