Cozinhar para muitas pessoas sempre exige planejamento e faz com que fiquemos um pouco inseguras. Será que vai dar para todo mundo? Será que todos irão gostar? Será que irão repetir tanto que vai acabar logo? Esses pensamentos são normais, justamente porque amamos e queremos fazer o melhor para nossa família. A ideia par ao dia das mães 2021 é fazer dessa data algo mais especial. As ideias do cardápio desse post são muito simples mas que agradam demais, parecem retiradas de um menu de restaurante chique, vamos preparar?

Bisteca de porco com molho de vinho

Ingredientes:

6 bistecas de porco grandes
2 dentes de alho amassados
Sal e pimenta a gosto
1 xícara de chá de vinho branco seco
2 colheres de sopa de óleo
1 tablete de caldo de carne
1 xícara de chá de água
2 colheres de sopa de extrato de tomate
Salsa a gosto
500g de batatas pequenas e com casca
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de folhas de alecrim

Modo de preparo:

Tempere as bistecas com alho, sal, pimenta e vinho. Deixe tomar gosto por 30 minutos. Aqueça a panela de pressão com o óleo e doure as bistecas escorridas do tempero (reserve a marinada). Junte o tempero, o caldo de carne, a água e o extrato. Tampe a panela e leve ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 15 minutos. Em outra panela de pressão, ponha as batatas lavadas, o azeite, mais sal e o alecrim. Tampe e cozinhe em fogo alto até ferver. Abaixe a chama e cozinhe por mais três minutos, sacudindo a panela às vezes para as batatas dourarem por igual. Espere sair a pressão da panela das bistecas. Transfira para uma travessa, polvilhe salsa e sirva com a batata dourada.

 

Salada rústica de batata

Ingredientes:

 

§  3 batatas grandes

§  1 xícara de bacon em cubos

§  1 cebola roxa

§  1/2 xícara de salsinha picada

§  3 colheres de sopa de azeite de oliva

§  1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto

§  Sal a gosto

§  Pimenta-do-reino a gosto

§

Modo de preparo

Comece enrolando as batatas em papel alumínio, disponha todas em uma assadeira e leve ao forno em fogo alto por 1 hora (ou até perceber que elas já estão macias). Corte as batatas em pequenas fatias e reserve. Enquanto isso, aqueça uma frigideira e doure o bacon, junto com a cebola.

Em seguida, transfira as batatas para um bowl, acrescentando o bacon, a cebola e a salsinha. Misture bem e por fim, tempere com um pouquinho de sal e pimenta-do-reino. Sirva em seguida!

Risoto de lombo suíno com gorgonzola

Ingredientes:

200g de lombo suíno em cubos pequenos
150g de queijo gorgonzola
1 ½ xícara de arroz arbóreo
1 cebola média picada
1 cenoura cortada ao meio
1 salsão cortado grosseiramente
50g de manteiga em cubos bem gelada
20ml de azeite de oliva
1l de água
100ml de vinho branco
Sal
Pimenta-do-reino
Cebolinha

Modo de preparo:

Cozinhe por 1 hora em fogo médio, sem ferver, a água, ½ cebola, a cenoura e o salsão. Depois de 1 hora, abaixe o fogo ao mínimo e mantenha assim. Reserve.

Aqueça uma frigideira, adicione azeite de oliva e o lombo. No meio do cozimento, adicione o sal e a pimenta. Cozinhe sem mexer muito até dourar. Reserve.

Aqueça a panela e adicione a manteiga. Em seguida, frite ½ cebola até ficar transparente. Adicione o arroz arbóreo e doure junto à cebola. Durante 3 minutos, mexa o arroz com leveza para não quebrar os grãos. Adicione o vinho branco e mexa até o vinho evaporar completamente. Adicione o caldo ao arroz, colocando uma concha de cada vez. Espere o caldo ser absorvido pelo arroz e repita até o grão ficar al dente, por aproximadamente 14 minutos. No meio do cozimento do arroz (mais ou menos 7 minutos depois de colocar o caldo), adicione o lombo suíno. Para finalizar, acrescente o gorgonzola e a cebolinha. Misture bem.