Quem já não foi ao restaurante australiano Outback e teve vontade de ficar só no pãozinho? As vezes chego com tanta fome que vai mais da metade do pão, afinal, ele é delicioso. Mas será que conseguimos reproduzir em casa essa delícia? A resposta é SIM! O segredo está no melado de cana, que dá aquela cor escura e o adocicado inconfundível.

Como fazer o pão do Outback

INGREDIENTES

·         2 xícaras (chá) de farinha de trigo

·         1 xícara (chá) de farinha de trigo integral

·         1 xícara (chá) de farinha de centeio

·         1 colher (sopa) de cacau em pó

·         1 colher (chá) de sal

·         3 colheres (sopa) de açúcar mascavo

·         1 colher (sopa) de fermento biológico seco (cerca de 10 g)

·         50 g de manteiga em ponto pomada

·         ¼ de xícara (chá) de melado de cana

·         1 xícara (chá) de água morna

·         fubá para polvilhar

MODO DE PREPARO

1.    Numa tigela grande misture as farinhas, o cacau em pó, o açúcar mascavo e o sal.

2.    Na jarra medidora dissolva o fermento na água morna. Atenção: a água deve estar apenas morna para não matar o fermento, caso esteja muito calor na sua cidade pode usar água em temperatura ambiente mesmo.

3.    Junte a água com fermento aos ingredientes secos de uma só vez e misture bem com uma colher de pau. Adicione o melado de cana e misture bem com as mãos até incorporar toda a farinha – a massa é um pouco pesada e seca, não se preocupe é assim mesmo. Por último acrescente a manteiga em três etapas, amassando bem com as mãos.

4.    Sove a massa dentro da tigela por cerca de 15 minutos – faça movimentos contínuos, dobrando a massa sobre ela mesma, até ficar elástica. Para verificar o ponto, aperte a superfície da massa com o dedo indicador: se ela voltar, está no ponto caso contrário sove mais um pouco. Se preferir, sove a massa na bancada, mas atenção: não polvilhe a bancada com farinha (isso pode deixar o pão ressecado).

5.    Modele a massa numa bola e volte para a tigela. Cubra com um pano de prato úmido (ou filme) para que não resseque enquanto fermenta. Deixe descansar por cerca de 2 horas, ou até dobrar de tamanho.

6.    Passado o tempo de fermentação é hora de modelar os pães. Transfira a massa para a bancada e corte ao meio com uma espátula de padeiro (ou faca). Aplaine cada pedaço delicadamente, sem perder o formato oval. Dobre as laterais maiores em direção do centro e aperte bem a emenda com as pontas dos dedos. Role os pães delicadamente na bancada para deixar o formato oval, típico do pão australiano.

7.    Polvilhe uma assadeira grande com fubá e disponha os pães um ao lado do outro, deixando espaço entre cada um — eles ainda vão crescer. Cubra novamente com o pano úmido (ou filme) e deixe descansar por mais 1 hora.

8.    Faltando 20 minutos do tempo da segunda fermentação, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

9.    Com uma peneira, polvilhe fubá na superfície dos pães. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos até ficarem dourados. Retire a assadeira do forno e, com cuidado, transfira os pães para uma grelha. Deixe esfriar antes de cortar. Sirva a seguir.

 

Passo a passo em vídeo do Pão do Outback