Esse legume verdinho, super bonito  é saudável e ideal pra receitas de saladas e sopas. Ou seja, dá pra consumir ervilha tanto no verão quanto no inverno. No post de hoje,temos bastante informação sobre as ervilhas e receitas para te acompanhar o ano inteiro. Diferente de alguns grãos, as ervilhas são de fácil digestão e esse, certamente, é um bônus para quem sofre com desconforto após comer feijão, grão de bico  e outras receitas.

Conheça os benefícios da ervilha para a saúde

A ervilha deve fazer parte do seu cardápio do dia a dia, afinal é rica em vitaminas, proteínas e fibras. Ou seja, ela é uma opção de alimentação bastante saudável pro dia a dia. Ela tem zinco e vitaminas do complexo B, sendo assim, ajuda a evitar doenças do coração, além de ser ótima para a pele e combate inflamações.

Ervilhas ajudam a proteger o organismo

Ao consumir mais ervilhas você aumenta a ingestão de vitamina C e K, que são importantes pra aumentar a defesa do corpo contra doenças. Elas ajudam a cuidar dos ossos por que também são fonte de cálcio.

Como consumir ervilha nas receitas?

 

Almôndegas de ervilhas

Ingredientes
1 xícara (chá) de ervilhas cozidas
1/2 xícara (chá) de farelo de trigo
1/2 cebola picada
1 ovo
1 pimentão picado
Sal e pimenta do reino a gosto
Sementes de gergelim (para empanar)

Modo de preparo
Em um bowl, misture as ervilhas com a cebola.
Junte o ovo e o pimentão.
Amasse tudo com um garfo, para formar uma pasta.
Tempere com o sal e a pimenta do reino.
Adicione aos poucos o farelo de trigo, até dar liga.
Faça bolinhas pequenas com a massa.
Passe cada uma nas sementes de gergelim, para empanar.
Distribua em uma forma antiaredente.
Leve ao forno por 10 minutos ou até dourar.

 

Quinoa com Ervilhas

Ingredientes
1 xícara de quinoa
2 xícaras de água fervendo
1 xícara de ervilhas congeladas
um punhado de folhas de hortelã
suco de meio limão siciliano
azeite de oliva

Deixe a quinoa de molho em uma tigela com água por uns 5 a 10 minutos. Escorra com uma peneira e lave a quinoa em baixo da torneira corrente rapidamente.

Leve uma panela ao fogo médio e adicione a quinoa. Refogue alguns minutinhos e adicione as duas xícaras de água fervendo. Espere ferver, diminua o fogo, tampe a panela e cozinhe por 15 minutos, ou até que a água seque e ela esteja no ponto. A quinoa deve estar macia mas ainda um pouco durinha, como massa al dente. Retire do fogo e espere esfriar um pouco.

Enquanto a quinoa cozinha prepare as ervilhas. Ferva água em uma panela pequena e adicione as ervilhas. Assim que ferver novamente conte um minuto e desligue o fogo. Coe e passe as ervilhas por água corrente par esfriar um pouco.

Mexa a quinoa com uma garfo para soltar os grãos. Adicione as ervilhas cozidas, as folhas de hortelã, o suco de limão, alguns fios de azeite de oliva, sal e pimenta do reino. Sirva quente ou frio.