O edamame já é um velho conhecido de quem frequenta restaurantes orientais. É a soja ainda na vagem verde, encontrado em alguns países do continente asiático muito comum principalmente no Japão. Ele pode ser feito de várias maneiras e a mais curiosa que achei foi uma bem tradicional no Japão, acredita que ela é cozida e resfriada para acompanhar o happy hour com bebidas?  Mas receitas bem elaboradas usando esse ingrediente estão em muitos restaurantes e vamos ensinar algumas aqui hoje.


Edamame tradicional

 

A receita asiática tradicional é muito simples. Veja só:

Primeiramente, limpe as vagens do edamame e separe-as;

Em segundo lugar, leve ao fogo médio uma panela com água pra aquecer;

Quando ferver, adicione o edamame em vagens e cozinhe por 3 minutos;

Desligue o fogo, escorra bem a água e passe pra um bowl;


Por fim, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e sirva a seguir.

 

Como preparar o edamame

Homus de edamame Passo a passo em vídeo


 

Salada de Edamame

Ingredientes:

Em uma panela com água, cozinhe 2 xícaras de edamame em grãos congelado por, aproximadamente, 2 minutos. Então escorra e passe na água corrente pra esfriar os grãos. Reserve.

Modo de preparar:

Em um bowl grande, adicione o edamame cozido, 1 xícara de tomate cereja, 10 folhas de rúcula, 10 folhas de alface americana e cubos de queijo minas frescal; Por fim, misture tudo e tempere com suco de limão e azeite de oliva.

Edamame com especiarias

Ingredientes:

2 colheres de chá de sal

1 colher de chá de pimenta em pó

1/4 colher de chá de flocos de pimenta vermelha 1/2 colher de chá de orégano desidratado

1 saco de 450 g de edamame na vagem

Preparação

1 – Em uma frigideira pequena, em fogo médio, aqueça o sal, a pimenta em pó e os flocos de pimenta, mexendo, até esquentar bem e ficar aromático, (cerca de 3 minutos). Retire do fogo e adicione orégano.

2 – Ferva as vagens de edamame em água salgada até ficarem macias (cerca de 8 minutos). Passe no escorredor e seque com um papel. Misture vagens de edamame com o sal e pimentas e sirva quente.