Também conhecido pelos chefs, como alho francês, o alho poró dá um toque sofisticado aos alimentos, porém, sem ser um ingrediente caro. Os macetes e receitas para dar um slto nos seus pratos, usando alho poró, você aprende hoje nesse post!

Começando as receitas com alho-poró

Para usá-lo você precisa saber  limpar corretamente o alho-poró. Separe o talo das folhas e da parte de baixo, tomando cuidado para retirar apenas a parte mais dura. Corte o talo ao meio no sentido do comprimento. Depois, abra e lave dentro, para retirar qualquer vestígio de terra e sujeiras.

Como usar nas suas receitas

Receitas com alho-poró

Alho-poró assado

Ingredientes

2 talos de alho-poró
1 xícara (chá) de caldo de legumes caseiro (ou água)
1 colher (sopa) de cebolinha francesa picada

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Sob água corrente, lave os talos de alho-poró. Corte e descarte a raiz e as folhas verdes. Corte os talos na metade no sentido do comprimento. Transfira para um refratário e cubra com o caldo de legumes. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 1 hora, até que o alho-poró esteja macio. Sirva a seguir com a cebolinha francesa salpicada.

Rabanada salgada de alho-poró

Ingredientes

2 alhos-porós
6 pães franceses amanhecidos
6 ovos
3 xícaras (chá) de leite
¼ de xícara (chá) de queijo azul despedaçado (cerca de 55 g)
noz-moscada ralada na hora a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

Descarte a ponta e fatie o talo do alho-poró em rodelas finas – você pode reservar as folhas para preparar um caldo. Transfira para uma peneira e lave bem sob água corrente. Deixe escorrer enquanto prepara os outros ingredientes. Unte com manteiga uma assadeira alta de cerca de 30 cm x 20 cm (se preferir utilize um refratário). Com uma faca de serra, corte cada pão na diagonal em fatias de 1 cm. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela grande – se um estiver estragado, você não perde a receita. Junte o leite e misture bem com o batedor de arame até ficar liso. Tempere com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino a gosto. Para montar a rabanada: coloque as fatias de pão no refratário, uma sobreposta a outra, formando 4 fileiras; distribua as rodelas de alho-poró entre cada fatia de pão e também entre as fileiras; por último polvilhe o gorgonzola sobre todas as fatias. Com uma concha, adicione a mistura de leite e ovos, regando bem cada uma das fatias de pão. Cubra com filme e deixe descansar por pelo menos 30 minutos para que os pães absorvam o líquido (se preferir, prepare na noite anterior e deixe na geladeira de um dia para o outro). Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Se tiver preparado na noite anterior, retire a assadeira da geladeira e deixe em temperatura ambiente enquanto o forno aquece. Retire o filme e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos até dourar – os pães vão estufar e a mistura de ovos vai endurecer. Retire do forno e sirva a seguir.

Quiche de alho-poró


Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (café) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
100 g de manteiga em temperatura ambiente
Água para dar o ponto
Recheio
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 talos de alho-poró fatiados finamente
4 ovos
1 e 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
1/2 copo de requeijão
2 colheres (sopa) de parmesão ralado grosso
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
1 colher (chá) de sal

Modo de Preparo

Misture a farinha com o sal e o fermento, junte a manteiga e amasse com a ponta dos dedos até formar uma bola homogênea e quebradiça. Se necessário, junte água aos poucos até dar o ponto. Envolva em filme plástico e deixe em repouso por 30 minutos. Abra a massa e forre uma fôrma canelada de fundo removível (24 cm de diâmetro x 3,5 cm de altura).Fure a massa em diversos pontos com um garfo e leve ao forno médio preaquecido (180 °C) por 8 a 10 minutos. Distribua o alho-poró e, por cima, espalhe delicadamente o creme batido (apoie uma colher sobre a torta e deixe o creme cair sobre ela). Leve de volta ao forno, na mesma temperatura, por cerca de 40 minutos ou até o recheio firmar e dourar.
Recheio: aqueça o azeite e refogue o alho-poró por 5 a 7 minutos ou até murchar. Reserve. Bata os ovos, junte os demais ingredientes e misture bem. Se preferir, bata no liquidificador.

Creme de alho-poró com aveia

Ingredientes

1 folha de louro
1 cebola cortada ao meio
1 cravo-da-índia
1 colher (sopa) de azeite
2 talos de alho-poró em rodelas finas
1 colher (chá) de sal
150 g de batata descascada em cubos
1 dente de alho inteiro
4 colheres (sopa) de Farelo de Aveia Orgânica NESTLÉ®
meia xícara (chá) de filé de frango desfiado
1 pitada de pimenta-do-reino
1 pitada de noz-moscada
3 colheres (sopa) de cebolinha-verde picada

Modo de Preparo

Fixe a folha de louro em uma das metades da cebola com a ajuda do cravo e fatie a outra metade em meias-luas. Reserve. Em uma panela, acrescente o azeite e refogue a cebola fatiada com o alho-poró e o sal. Junte a batata, o alho e a cebola com o louro e o cravo reservada. Adicione 2 e meia xícaras (chá) de água e deixe cozinhar, com a panela tampada, em fogo médio por cerca de 15 minutos ou até a batata estar bem cozida. Desligue o fogo e, com a ajuda de um garfo, retire a cebola cravejada. Em um liquidificador, bata tudo até ficar homogêneo. Retorne o creme batido ao fogo e adicione o NESTLÉ Farelo de Aveia Orgânico, o frango desfiado, a pimenta-do-reino e a noz-moscada.

Farofa com alho-poró

Ingredientes da Farofa com alho-poró

4 colheres (sopa) de manteiga

1 gomo de linguiça calabresa picada

1 pimentão vermelho picado

1 pimentão verde picado

2 talos de alho-poró picados

1 xícara (chá) de azeitonas verde picadas

1 lata de milho escorrido

1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado

3 xícaras (chá) de farinha de mandioca

Sal a gosto

 

 

Modo de preparo

Aqueça uma panela com a manteiga e frite a calabresa e os pimentões até dourar. Adicione o alho-poró, as azeitonas, o milho e o cheiro-verde e refogue por 3 minutos. Acrescente a farinha, tempere com sal, misture bem e desligue o fogo. Transfira para uma travessa e sirva em seguida.

 

Torta de alho-poró e palmito

Ingredientes da torta de alho-poró e palmito

2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (café) de sal

2 colheres (sopa) de manteiga

1/2 xícara (chá) de iogurte natural

1 ovo

2 colheres (sopa) de água (aproximadamente)

Farinha de trigo para enfarinhar

Queijo parmesão para polvilhar

Recheio

2 colheres (sopa) de manteiga

2 talos de alho-poró picados

1 cebola picada

1 vidro de palmito picado (300g)

1 tomate sem sementes picado

Sal e cheiro-verde picado a gosto

1 caixa de creme de leite (200g)

1 xícara (chá) de leite

4 ovos

1 xícara (chá) de queijo mussarela ralado

Modo de preparo

Para o recheio, aqueça uma panela com a manteiga, em fogo médio, e frite o alho-poró e a cebola por 3 minutos. Adicione o palmito, o tomate, tempere com sal, cheiro-verde e refogue por mais 2 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar. Acrescente o creme de leite, o leite, os ovos batidos, a mussarela e misture. Reserve. Em uma tigela, misture a farinha, o sal, a manteiga, o iogurte, o ovo e a água até formar uma massa homogênea e macia. Se necessário, acrescente mais água, aos poucos. Abra a massa com um rolo em uma superfície enfarinhada e forre o fundo de uma fôrma de 24cm de diâmetro de aro removível. Espalhe o recheio, polvilhe com parmesão e leve ao forno médio (180º C), preaquecido, por 30 minutos ou até firmar e dourar. Retire, deixe amornar, desenforme e sirva.

Gnocchi com ragu de cogumelos e crispy de alho-poró

Para o Gnocchi

8 batatas monalisa

8 batatas-doce

2 gemas de ovo

1 e 1/3 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado

1/3 de xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de azeite extravirgem

3 colheres (chá) de sal refinado

Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

Para o Ragú de Cogumelos

 

1 bandeja de cogumelo paris

1 bandeja de shimeji

1 bandeja de shitake

1 bandeja de porto belo

1/3 de xícara (chá) de salsão picado

1/3 de xícara (chá) de erva-doce picada

1 bouquet garni (bouquet aromático de ervas)

1/3 de xícara (chá) de alho-poró picado

1 dente de alho bem picado

1 xícara (chá) de vinho branco seco

1 litro de caldo de legumes ou frango

1 colher (chá) de sal refinado

Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

1 colher (sopa) de manteiga sem sal

Para o Cryspi de Alho-poró:

1 alho-poró

2 xícaras (chá) de óleo de girassol ou canola

Modo de preparo:
Para o gnocchi, embrulhe as batatas, uma a uma, em papel-alumínio e leve ao forno, preaquecido, à 180°c, por aproximadamente 40 minutos. Quando tiverem assadas, desembrulhe e amasse bem. Muito bem mesmo para que elas desenvolvam o amido! Acrescente os demais ingredientes e misture com as mãos sovando bem de leve. Embale com papel-filme e reserve na geladeira por 15 minutos antes de enrolar os gnocchis.

Faça os rolinhos com a massa e corte pedaços de aproximadamente 20 gramas. Cozinhe em água fervente com sal por 1 a 2 minutos, retire e escorra a água.

Para o ragú, fatie os cogumelos bem fininhos e reserve. Doure bem devagar em fogo baixo o salsão e a erva-doce. Acrescente o bouquet, o alho poró e os cogumelos. Aumente o fogo e deixe dourar bem até secar a água. Acrescente o alho e deixe começar a pegar no fundo da panela. Então adicione o vinho e raspe bem o fundo. Após evaporar o álcool do vinho acrescente o caldo de legumes e deixe cozinhar bem lentamente por 15 minutos. Finalize com o sal e a pimenta.

No momento de servir aqueça-o bem e dê mais cremosidade adicionando uma colher de sopa de manteiga gelada. Junte ao gnocchi.

Para o cryspi, corte o talo do alho-poró em pedaços de aproximadamente 10 cm e parta ao meio no sentido de comprido. Fatie em tiras bem finas (o mais fino que conseguir). Lave e seque muito bem! Coloque o óleo em uma frigideira e deixe esquentar. Faça um teste com um filete de alho-poró, caso começar a fritar coloque um punhado maior e deixe fritar até começar a dourar, sempre mexendo com uma escumadeira. Retire do óleo e escorra em papel-toalha. Use para decorar o gnocchi.

 

Quiche de queijo e alho-poró gratinada

 

Ingredientes da Quiche de queijo e alho-poró gratinada

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1/2 xícara (chá) de manteiga

1 ovo

1/3 de xícara (chá) de água gelada (aproximadamente)

Queijo parmesão ralado a gosto

Recheio

2 colheres (sopa) de manteiga

200g de bacon em cubos

2 talos de alho-poró picados

Sal, cheiro-verde picado e noz-moscada ralada a gosto

1/2 xícara (chá) de creme de leite

1 xícara (chá) de leite

1 colher (sopa) de amido de milho

4 ovos

1/2 xícara (chá) de queijo mussarela ralado

1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Para o recheio, em uma panela, em fogo médio, aqueça a manteiga e frite o bacon até dourar. Junte o alho-poró, tempere com sal, cheiro-verde, noz-moscada e refogue por 3 minutos. Desligue o fogo, junte o creme de leite, o leite, o amido de milho, os ovos, a mussarela e o parmesão. Misture e reserve. Para a massa, misture a farinha, a manteiga, o ovo e a água até formar uma massa homogênea. Se necessário, adicione mais água, aos poucos. Abra a massa com a ajuda de um rolo e forre o fundo e a lateral de uma fôrma de aro removível de 22cm de diâmetro, apertando com os dedos. Despeje o recheio sobre a massa, polvilhe com parmesão e leve ao forno médio (180º C), preaquecido, por 30 minutos ou até dourar. Retire, deixe amornar, desenforme e sirva.