Cada dia o preço da carne fica mais alto, e com isso duas coisas acontecem. A primeira é que ficamos mais desconfiados da procedências das carnes quando comemos na rua. Se a carne subiu muito e o almoço do restaurante manteve o preço, a gente já fica apreensivo com a possibilidade de não ser um produto de boa qualidade. Segundo, e acontece bastante comigo, se o ingrediente da receita é caro eu já fico com medo de experimentar e estragar. Acabo fazendo basicamente carne moída com molho e, como tudo na vida, chega uma hora que enjoo embora goste muito.  No post de hoje, vamos de ajudar a tirar o que há de melhor nas carnes para que você faça pratos deliciosos em casa, com a certeza de estar se alimentando com o que há de melhor.

Filé Mignon ao forno

Ingredientes

1 peça de filé mignon

2 colheres de mostarda em pó

3 dentes de alho amassado

1 colher de (chá) de sal

1 cebola em rodelas

 

Modo de preparo

 

Pré-aqueça o forno em temperatura média á 180ºC

Tempere o filé com o sal e a mostarda esfregando bem para aderir sabor, e logo após finalize com o alho e a cebola por cima

Enrole a peça em papel alumínio e coloque no forno por cerca de 30 minutos

Retire do forno, abra o papel alumínio com auxilio de garfo e faca, deixando exposta a carne

Leve novamente no forno por mais 10 minutos para dar uma dourada.

Fatie e sirva!

 

Lagarto ao molho madeira com legumes

Ingredientes do lagarto ao molho madeira com legumes

1kg de lagarto em fatias

Sal e pimenta-do-reino a gosto

2 colheres (sopa) de óleo

1 xícara (chá) de vinho tinto seco

2 cubos de caldo de carne

3 xícaras (chá) de água quente

1 cebola roxa picada

1 cenoura em rodelas

1 xícara (chá) de vagem picada

2 tomates picados

1 colher (café) de ervas finas

1 xícara (chá) de champignon inteiro

1 colher (sopa) de farinha de trigo

3 colheres (sopa) de água

 

Modo de preparo

 

Tempere o lagarto com sal e pimenta. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo em fogo alto e frite as fatias até dourarem. Junte o vinho, o caldo de carne, a água e a cebola. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos após iniciada a pressão. Desligue, deixe a pressão sair naturalmente, abra a panela e coloque a cenoura, a vagem, o tomate e as ervas finas. Tampe novamente e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos após iniciada a pressão. Desligue e deixe a pressão sair naturalmente. Abra com cuidado e volte ao fogo médio sem tampar. Junte o champignon e a farinha dissolvida na água e mexa até engrossar. Tempere com sal, se necessário. Desligue, arrume a carne e os legumes em uma travessa e sirva.

 

Almôndega empanada

 

Ingredientes da almôndega empanada

 

1kg de carne moída

4 ovos

1 pacote de pó para creme de cebola (68g)

2 colheres (sopa) de farinha de rosca

Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto

30 cubos de queijo parmesão fresco

Farinha panko para empanar

Óleo para fritar

 

Modo de preparo

 

Em uma tigela, coloque a carne moída, 1 ovo, o pó para creme de cebola, a farinha de rosca e misture até formar uma massa homogênea. Tempere com sal, pimenta, cheiro-verde e mexa. Pegue uma pequena porção de massa, abra na mão e coloque um cubo de queijo no meio. Modele bolinhas e reserve.

Em uma tigela, bata o restante dos ovos com um garfo. Passe as bolinhas pelos ovos batidos e pela farinha panko. Em uma panela, em fogo médio, coloque o óleo e frite as almôndegas até dourarem. Escorra-as em papel-toalha e sirva.

 

Rosbife com salada e molho de tangerina

1 peça de 600 g de filé mignon limpo

1 e 1/2 colher de chá de mostarda amarela em pó

1 e 1/2 páprica defumada

2 colheres de sopa de azeite

Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Para a salada:

1 maço de agrião baby

1 maço de rúcula baby

1 maço de alface lisa baby

E para o molho:

1/3 de xícara de chá de caldo de tangerina

1 xícara de chá de azeite

1 colher de chá de geleia de laranja

1 colher de chá do caldo da assadeira

Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

 

Modo de preparo do rosbife com salada

 

Antes de mais nada, preaqueça o forno a 220 °C e deixe a peça de filé mignon em temperatura ambiente por 15 minutos. Enquanto isso, misture a mostarda em pó com a páprica em uma tigela pequena. Em seguida, tempere a carne com o sal, a pimenta-do-reino e essa mistura de especiarias.

Transfira essa carne para uma assadeira e leve ao forno para assar por aproximadamente 15 minutos. Passado esse tempo, diminua para o fogo médio e deixe assar por mais 15 minutos. Dessa forma, você garante que ela fique com aquele aspecto de cozida por fora e macia por dentro.

Retire a assadeira do forno e cubra com um papel alumínio. Deixe descansar por 15 minutos, pois assim os sucos da carne irão se redistribuir, deixando-a ainda mais suculenta. Enquanto isso, adicione os ingredientes do molho em um misturador de tempero e misture bem.

Após lavar o agrião, a rúcula e o alface, transfira-os para uma tigela com água gelada e 1 colher de chá de vinagre e deixe de molho por 10 minutos. Por fim, seque as folhas usando uma centrífuga de salada, regue com o molho e sirva junto com a carne cortada em fatias fininhas.