Essa sobremesa sempre me remete a um momento sofisticado, fino e pleno. Deve ser por conta do nome pomposo ou pela surpresa do chocolate que escorre quando quebramos a casquinha do petit gâteu, a verdade é que essa sobremesa é deliciosa! Não importa se é chique de verdade ou não, mas não precisamos esperar  a ida a um restaurante para pedir essa sobremesa, elas são fáceis de reproduzir em casa. Vamos criar nossos bolinhos recheados chiquérrimos em casa hoje?

Petit gâteau clássico

Ingredientes

200 g de chocolate meio amargo;
2 colheres de manteiga sem sal;
1/4 xícara (chá) de açúcar;
2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
2 ovos inteiros;
2 gemas.

Modo de preparo

Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria. Bata os ovos e as gemas com o açúcar até que fique bem claro.

Junte em seguida o chocolate e a farinha e misture com uma espátula.

Unte formas de empada com farinha e adicione a massa. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por 10 minutos. O interior deve se manter mole. Sirva enquanto estiver quente. Experimente adicionar também sorvete de creme.

 

Petit gâteau de doce de leite

Ingredientes

150g de chocolate branco picado
200g de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de doce de leite cremoso
4 ovos
4 colheres (sopa) de açúcar
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
Margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar
Sorvete sabor creme para acompanhar
Folhas de hortelã e doce de leite cremoso para decorar

Modo de preparo

Derreta o chocolate branco em banho-maria e misture com a manteiga até derreter por completo. Retire do fogo, misture o doce de leite, os ovos e o açúcar, sem parar de bater, com um batedor manual. Junte a farinha, aos poucos, e misture. Divida a massa em forminhas para petit gâteau untadas e enfarinhadas, sem encher muito. Coloque em uma fôrma grande, uma ao lado da outra, e leve ao forno médio, preaquecido, por 7 minutos ou até que forme uma casquinha em cima e fique com o centro levemente cru e mole por dentro. Desenforme ainda quente e sirva com sorvete e decorado com hortelã e doce de leite.