Muitas leitoras,  aqui do Muito chique, pedem receitas que possam usar como lanches para as crianças. Afinal, pensar em todas as refeições todos os dias e ainda dar conta de toda a rotina delas é um trabalhão. Pensando em vocês, trouxemos  a receita da Rita Lobo ( que amamos ! ) da massa caseira de pastel, que pode ser armazenada por dois dias, sem escurecer. Ou seja, dá pra fazer muitos lanches. A receita leva cachaça, para dar crocância a massa, mas não se preocupe que não dá pra se embebedar com essa quantidade depois de aquecida.  Espero que gostem!

Receita de massa de pastel caseira

INGREDIENTES

·         2 xícaras (chá) de farinha de trigo

·         1 ovo

·         ¼ de xícara (chá) de água

·         1 ½ colher (sopa) de óleo

·         2 ½ colheres (sopa) de cachaça

·         1 colher (chá) de sal

·         farinha de trigo a gosto para polvilhar a bancada

MODO DE PREPARO

1.    Numa tigela grande misture a farinha de trigo com o sal. Numa tigela pequena, quebre o ovo e bata com o garfo para misturar a clara com a gema.

2.    Abra um buraco no centro da farinha e junte o ovo, a água, o óleo e a cachaça. Com um garfo, comece misturando os ingredientes líquidos à farinha, com movimentos do centro para fora. Assim que a farinha tiver absorvido os líquidos, comece a misturar a massa com as mãos para incorporar bem os ingredientes – de início a massa parece um pouco seca, mas é assim mesmo. Amasse bem até que a mistura fique lisa e macia.

3.    Com uma faca, corte a massa ao meio para ficar mais fácil de abrir – mantenha a metade que não for aberta embalada num plástico para não ressecar.

4.    Transfira a outra metade da massa para a bancada levemente enfarinhada – é bem pouca farinha mesmo, como vai óleo na receita, ela gruda pouco. Com o rolo de macarrão abra a massa formando um retângulo de cerca de 40 cm x 20 cm e 2 mm de espessura. Enquanto abre a massa, vá girando e virando, para que ela não grude na bancada.

5.    Corte ao meio um saquinho próprio para alimentos e cubra a massa aberta. Enrole a massa sobre ela mesma, formando um rocambole –  este truque, usado pelas pastelarias, evita que a massa grude nela mesma. Embale esse rolinho com outro saco, feche e leve para a geladeira por no mínimo 2 horas. O descanso da massa é essencial para que os pastéis não abram na hora de fritar. Repita com a outra metade da massa.

6.    Após o descanso da massa, pode montar os pastéis com o recheio de sua preferência e fritar.