Se você ama feijoada, pode pegar as dicas desse post e começar a reproduzir as melhores feijoadas da sua cidade aí na sua casa, com os seus familiares. Escolha uma boa playlist de samba e anime a manhã de sábado! Esse post está completíssimo, salve nos seus favoritos.


Feijoada da Rita Lobo

Receita de feijoada caseira

500g de feijão preto
150g de carne seca em cubos
100g de pernil salgado em cubos
100g de costela salgada em pedaços
100g de costela defumada em pedaços
100g de linguiça portuguesa
1 paio
50g de bacon picado
1 cebola picadinha
2 dentes de alho amassados
cheiro-verde picadinho
100ml de cachaça
sal a gosto
pimenta-do-reino


Na véspera, deixo de molho em água abundante a carne seca, o pernil e a costela salgados. Troco de água de 2 em 2 horas, para que o sal saia quase que completamente.

No dia seguinte…

Depois de escolhido o feijão preto, deixo de molho em bastante água fria por 1 hora. Depois, escorro essa água do molho, levo à panela de pressão com 1 litro de água limpa para cozinhar até amolecer. Marco 15 minutos depois que começa a apitar, abro e vejo se já está bom. Os grãos devem estar resistentes ao morder, mas macios por dentro. Não deixo muito mole não, senão vira uma sopa!
Enquanto isso, eu retiro a pele do paio e da linguiça, fatio em rodelas, fervo separadamente e escorro. Reservo.

Numa outra panela de pressão, cozinho em bastante água limpa a costela suína, a carne seca e o pernil dessalgados por 30 minutos.

Não costumo colocar nem orelha ou rabo de porco, o pessoal de casa não curte, mas se você quiser incluir, o sistema é o mesmo.

Depois de todas as carnes bem cozidas e macias, jogo fora toda a água. Isso deixa a feijoada bem light.
Numa panela bem grande (tipo caldeirão), coloco 2 colheres de óleo e frito o bacon picadinho. Adiciono a cebola, o alho e refogo o feijão cozido com sua água e também todas as carnes. Acerto os temperos. Coloco também a cachaça. Isso confere à feijoada um sabor diferenciado. Se preferir, a cachaça pode ser substituída pelo suco de 1 laranja.


 

 

 

Passo a passo de feijoada não tão light

 

Como fazer couve mineira para acompanhar a feijoada

Como fazer farofa de ovo para acompanhar a feijoada

Como fazer vinagrete para acompanhar a feijoada

 

Este vinagrete é especial para acompanhamento de feijoada.

É só picar em cubinhos miudinhos 2 tomates com semente e tudo, ½ cebola picadinha, misturar salsinha, sal, molho de pimenta a gosto, suco de 1 laranja e ½ concha do caldo da feijoada. Caso haja necessidade, aumente na quantidade de suco de laranja.