Cada vez mais queremos ter uma alimentação saudável e pensamos em substituições das receitas que já usamos. o bolinho da tarde, por exemplo, ganha muito mais benefícios para a saúde quando adaptada e feita com iogurte. O iogurte pode ser comprado em supermercados mas pode ser feito por você, aí na sua casa. Vamos aprender essas delícias hoje?

Bolo de Iogurte

Bata no liquidificador ou apenas misture (usei mixer):
1 copo de iogurte natural (200ml – use esse copo para medir o restante dos ingredientes)
1 copo de óleo  (usei um pouco mais de 1/2)
3 ovos inteiros (ou 4 se forem pequenos)
Por  minha conta adicionei 1 colher de café de essência de baunilha

Misture bem todos os ingredientes líquidos e junte:
2 copos de farinha de trigo
2 copos de açúcar
1 colher de sopa de fermento químico
Misture bem e leve ao forno médio pré-aquecido em forma untada e enfarinhada até dourar a “casquinha”.

Como Fazer Iogurte Natural

Ferva 1 litro de leite), deixar esfriar até ficar morno,  misturar 1/2 pote de iogurte natural e manter por 8 horas em local abafado.

 

 

Bolo de iogurte de laranja

Ingredientes

1 iogurte natural (125 g)
3 medidas de iogurte recheado com farinha de trigo
1 medida de iogurte recheado com azeite suave
2 medidas de iogurte recheado com açúcar
3 ovos L
1 laranja
1/2 envelope (10 g.) De fermento em pó, propelente ou fermento em pó (tipo Royal)
1 pitada de sal (3 g)

Como fazer um bolo caseiro de laranja.

Este bolo de laranja segue os mesmos parâmetros, 1 medida de iogurte, 1 medida de óleo e 2 medidas de açúcar e 3 medidas de iogurte de farinha.

Numa tigela juntamos o iogurte, o açúcar, o azeite suave, os ovos e as raspas de laranja. Com algumas hastes misturamos bem até a integração.
Descascamos a laranja e retiramos toda a parte branca possível. Corte os gomos de laranja em pedaços pequenos e coloque-os na tigela com o resto dos ingredientes.
Bata com uma batedeira manual até que não se notem os pedaços de laranja, que esteja totalmente integrado. Juntamos o sal, o fermento e a farinha e mexemos até obter um creme homogêneo
Colocamos a mistura em uma forma que teremos espalhado com manteiga ou óleo. Cozinhar é talvez o mais importante num bolo, cada forno é diferente. Especialmente agora que a maioria tem milhões de funções diferentes que usamos pouco ou não sabemos para que servem.
Na casa da minha mãe temos o aquecimento mais simples de toda a vida. Depois de controlar bem o seu forno doméstico, certamente não há receita que irá resistir a você.
Com o forno previamente aquecido a 180º C, assamos por 40 ou 45 minutos. Verificamos se o bolo está pronto furando-o com um pau e verificando se sai limpo. Deixamos esfriar por 15 minutos sobre uma gradinha e após esse tempo desenformamos com cuidado.
Deixamos o bolo na grelha até que esfrie completamente.
.