Tem quem saiba fazer bolo desde que ele venha pronto no pacotinho, não é? Minha amiga Juju é desse tipo de boleira! Sempre dizendo que tem um bolinho no forno, mas na hora que a gente pede a receita… Bom, esse post não é para criticar as boleiras de pacote, mas para exaltar quem ama bater um bolinho para a família e quer, cada vez mais, criar receitas mais aprimoradas e diferentes para servir em fatias.

Como deixar o bolo mais molhadinho

Antigamente era comum regar o bolo com guaraná, para que ele ficasse mais molhadinho. Depois veio a moda de regar com laranjada, que nada mais era que uma mistura de suco de laranja, muito açúcar e água. Hoje em dia é bem incomum fazer essa mistura com as massas de bolo, mas uma caldinha sempre vai bem. Colocando a calda, o bolo ficar com mais sabor e com a massa mais úmida, do jeito que a gente gosta!

BOLO EM CALDA DE CHOCOLATE

Ingredientes – Calda:

500 ml de água

370g de açúcar

50g de chocolate em pó

Modo de preparo:

E uma panela, coloque a água, o açúcar e o chocolate em pó. Leve em forno meio e ferva por 5 minutos formando uma calda. Desligue o fogo e reserve.

Ingredientes – Massa:

50g de manteiga

300g de açúcar

430g de farinha de trigo peneirada

30g de chocolate em pó

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 e ½ de leite integral

Manteiga para untar a forma

Modo de preparo:

Leve para bater na batedeira a manteiga e o açúcar por 5 minutos ou até obter um creme esbranquiçado. Diminua a velocidade para o mínimo e acrescente alternadamente o leite, a farinha de trigo, o chocolate em pó e o fermento em pó e bata por 1 minuto. Aumente a velocidade para o máximo e bata por mais 3 minutos. Distribua a massa por uma forma de buraco de 26 cm de diâmetro e 7 de altura. Despeje sobre a massa crua toda a calda. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C e asse por cerca de 45 minutos. Retire do forno e desenforme ainda quente e coloque em um prato mais fundo. Cuidado na hora de desenformar o bolo pois dentro da forma haverá muita calda quente!