É muito comum as pessoas voltarem de uma viagem, após terem provado muitos sabores da cultural local, terem vontade de reproduzir esses pratos quando chegam em casa. Alguns doces americanos tradicionais já são vendidos em confeitarias brasileiras e têm tanta popularidade quanto as receitas brasileiras. As famosas red velvet e cheesecake estão aí para provar que é verdade. Mas existe uma torta americana muito apreciada pelos brasileiros que experimentam por ter uma frutinha que nós amamos demais: a Banana cream pie, traduzindo como torta cremosa de banana. Ela é um sucesso em qualquer país! Vamos aprender a recriar essa receitinha internacional?


 

Receita da torta americana Banana Cream pie

 

INGREDIENTES  :

10 bananas bem maduras

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

1 colher de café de baunilha

1 litro de leite


3 colheres cheia de maisena

3 ovos

Açúcar


MODO DE PREPARO  :

1. Levar ao fogo o leite com a maisena dissolvida, a baunilha, as 3 gemas, o leite condensado e o açúcar, até virar um mingau grosso, depois desligar o fogo e colocar o creme de leite com o soro, reserve

2. Em uma travessa colocar as bananas cortada ao meio de forrar toda a travessa com as bananas e por cima jogar o creme que está reservado e esfriando

3. Em outra travessa colocar as 3 clara e bater em neve, depois colocar 12 colheres de açúcar e deixar bater até formar o suspiro

4. Colocar por cima do creme o suspiro e levar ao forno e deixar até o suspiro dourar

5. Tire do forno e deixe esfriar, coloque na geladeira

6. Este doce se come gelado

Receita alternativa sem suspiro

Receita de torta de banana americana

Ingredientes – Massa:

3 ovos
3 xícaras de açúcar
7 xícaras de farinha de trigo
250 g de manteiga sem sal, amolecida
1 ½ colheres (sopa) de fermento em pó
Ingredientes – Recheio de creme:

500 ml de leite
1 lata de leite condensado
1 caixinha (200 g) de creme de leite
2 gemas peneiradas
1 colher (sopa) de essência de baunilha
2 colheres (sopa) de maisena
Ingredientes – Cobertura:

8 bananas nanicas (caturras) fatiadas na hora de aplicar
Açúcar de confeiteiro e canela misturados, para polvilhar
Ingredientes – Espelho cremoso de laranja:

500 ml de suco de laranja coado
Adoce a gosto
2 colheres (sopa) cheias de maisena
Modo de Preparo – Massa:

Misture a farinha com o açúcar e o fermento. Junte o ovo e a manteiga e trabalhe a massa com as mãos (ou use a batedeira com o batedor para massas pesadas, ligando e desligando rapidamente para não espalhar a farinha) até ficar homogênea e macia. Espalhe a massa em duas fôrmas circulares de 25 cm de diâmetro, untadas com manteiga (ou forradas com papel alumínio). Fure o fundo com um garfo e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por ± 20 minutos ou até começar a dourar a borda.

Modo de Preparo – Creme:

Leve o leite condensado misturado com o leite, a maisena, a baunilha e as gemas ao fogo, mexendo sempre até ferver e engrossar. Cubra com plástico de embalagem encostado no creme para não formar película e espere amornar. Recheie a torta com uma camada de ± 1 cm deste creme.

Modo de Preparo – Cobertura:

Polvilhe açúcar de confeiteiro sobre o creme. Fatie as bananas e arrume-as a seu gosto por sobre o creme, preenchendo toda a superfície.
Misture o açúcar de confeiteiro com a canela e polvilhe com uma peneirinha sobre as bananas.
Leve a torta novamente ao forno, 230°C por 20 minutos ou até as bananas ficarem macias. Umedeça o açúcar de confeiteiro que ainda estiver seco com a calda que se formou sobre a torta.

Modo de Preparo – Espelho cremoso de laranja:

Misture o suco de laranja com o açúcar e a maisena e leve ao fogo, mexendo sempre até ferver e engrossar levemente (consistência de geleia). Espalhe ainda quente sobre as bananas.
Sirva a torta gelada. Pode servir pura ou com sorvete de creme.