A primeira vez que eu vi, pela internet, um chef preparando um aligot dentro de uma queijo gigante, eu quase morri de vontade! Mas sobrevivi para aprender a fazer o meu próprio aligot, e para mostrar para as leitoras três receitas maravilhosas desse prato.


A base de batata e queijo o aligot é um acompanhamento perfeito para carnes. Capriche na qualidade dos ingredientes usados e esqueça a dieta, pelo menos hoje!

 

Receita original do Chef Fogaça

 

Ingredientes:

 

– 130 g de batata

– 20 g de leite

– 10 g de manteiga

– 5 g de queijo gruyère


– 5 g de queijo meia cura

– 25 ml de creme de leite

– 5 g de sal


Modo de preparo:

 

Cozinhe as batatas até racharem. Passe no espremedor. Leve os ingredientes a uma panela com o leite, manteiga e sal e misture até criar um creme homogêneo.  Acrescente os queijos e o creme de leite. Bata vigorosamente até dar o ponto de aligot (consistência elástica).

 

Receita de aligot super explicadinha

Ingredientes

400g de batata (de preferência asterix)
200g de queijo Gruyère
200g de queijo minas (meia cura)
2 colheres de sopa de creme de leite
Modo de Preparo

Passo 1

Para essa receita vamos usar duas batatas grandes (400g) cozidas com casca em água fervente com uma colher de sopa de sal. Cozinhe a batata até que fique bem macia e só então retire a casca. Rale os queijos com um ralador fino para facilitar a sua incorporação ao purê de batatas.

Passo 2

Amasse as batatas com cuidado para que não fique nenhum pedaço, use um espremedor de batatas ou um garfo de cozinha.

Passo 3

Transfira a batata amassada para uma panela média e leve ao fogo baixo, acrescente o creme de leite mexendo sempre para não queimar.

Passo 4

Mantenha o fago baixo e continue mexendo enquanto agrega aos poucos o queijo. Coloque pequenas quantidades de ambos os queijos e mexa até incorporá-las completamente antes colocar mais queijo.

Passo 5

Depois de incorporar todo o queijo desligue o fogo e trabalhe a massa (esticando) por 1 ou 2 minutos para aumentar a sua elasticidade.

Receita de Aligot para quantidade maior

Essa receita abaixo é ideal para quantidades maiores do prato.

Ingredientes
1,2 kg de batatas
75 g de manteiga
1 dente de alho
600 g de queijo em lâminas (ementhal, gruyère ou tipo suíço)
4 colheres de sopa de creme de leite fresco
Sal a gosto

Modo de Preparo

Cozinhe as batatas e amasse-as ainda quentes.
Leve o purê a uma panela de fundo espesso e leve ao fogo bem fraco (de preferência use uma placa de proteção entre a panela e o fogo).
Mexa com uma colher de pau, fazendo movimentos, formando o número "8" e acrescente aos poucos a manteiga.
Retire a panela do fogo e adicione um dente de alho amassado. Finalmente, incorpore o queijo em lâminas finas e o sal.
Esta operação deve ser feita em banho-maria, ou voltando a panela de tempos em tempos em fogo baixo, para o calor não ficar muito forte, sempre trabalhando com a colher em movimento do "8" e levantando a colher para "esticar" o queijo.
Quando levantado, o queijo deve formar filamentos longos.
Uma vez incorporado o queijo, adicione o creme de leite fresco e continue trabalhando com o mesmo movimento, mexendo bem e levantando a colher durante 10 a 15 minutos.
Sirva bem quente, de preferência na própria panela.