Os morangos parecem frutas mágicas! Eles ficam lindos decorando tortas e doces e ao mesmo tempo são deliciosos. Dificilmente alguém torce o nariz para uma sobremesa de morango natural, agradando desde as crianças  – que amam essa fruta – até os adultos.  Além de serem muito nutritivos e ricos em Vitamina C. Porém, existe um drama conhecido de quem já usou morangos nas suas sobremesas, eles soltam bastante líquido e podem arruinar seus planos confeiteiros. Mas existem truques culinários para que isso não aconteça. No post de hoje você conhecerá alguns deles e de bônus uma receita maravilhosa da torta red velvet.


Como congelar morangos para usar em bolos

Se não tiver um bom recipiente para congelar morangos, então use papel alumínio. Sem lavar, envolva os morangos por separado em pedaços de papel alumínio e coloque no congelador; cuidando para não amassar. Ao descongelar, estarão em perfeito estado.

Como conservar morangos na geladeira

Misture apenas 1 parte de vinagre de maçã (ou vinagre branco) para 10 partes de água (ex: 100 ml de vinagre para 1 litro de água), mergulhe os morangos nessa solução, dê uma mexidinha e descarte todo o líquido, e, em seguida, enxugue morango por morango com um papel-toalha. Depois guarde em um pote fechado dentro da geladeira.

Passo a passo em vídeo para conservar morangos

Receita de  Torta Red velvet com morangos

Ingredientes:

Bolo:

200g de margarina ou manteiga (aprox. 8 colheres de sopa cheias)

200g de açúcar (aprox. 1 xícara e 1/4)

3 ovos


200g de farinha de trigo com fermento (aprox. 1 xícara e 3/4)

1 colher (de chá) de essência de baunilha

1/2 xícara de leite


2 colheres (de sopa) de chocolate em pó

2 colheres (de sopa) de corante em gel vermelho

Recheio:

1 lata de leite condensado (395g)

1 caixinha de creme de leite (200g)

Morangos picados à gosto

Cobertura:

150g de cream cheese

100g de manteiga sem sal em ponto de pasta

1 colher (de chá) de essência de baunilha

100g de açúcar de confeiteiro OU glaçúcar (aprox. 3/4 de xícara)

Morangos para decorar

Modo de preparo:

Bolo: Bata a margarina e o açúcar na batedeira, adicione um ovo de cada vez e bata bem, adicione a essência, o chocolate e o corante, bata até misturar. Adicione a farinha com fermento (se não tiver com fermento adicione 1 colher de sopa de fermento), bata até misturar, por último adicione o leite e o corante.

Divida a massa em duas formas de 18cm de diâmetro e no mínimo 8cm de altura, untadas com margarina e farinha de trigo.

Leve ao forno pré-aquecido à 180ºC por 35 minutos ou até furar com o palito e sair limpo, pode demorar até 1 hora e meia dependendo do forno, não abra o forno se o bolo parecer estar mole se não ele vai murchar.

Retire do forno e deixe amornar. Desenforme e deixe esfriar.

Recheio: Em uma panela misture o leite condensado e o creme de leite, leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar e desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo. Deixe esfriar.

Cobertura: Só faça a cobertura depois que o bolo for montado e descansar 6 horas na geladeira.

Coloque na batedeira a manteiga em ponto de pasta (eu tiro da geladeira e deixo 1 hora fora, mas depende da temporada de onde você mora), bata até ficar cremosa, sem pedacinhos, adicione o cream cheese e o açúcar de confeiteiro peneirado, bata bem até formar um creme branquinho.

Deixe descansar na geladeira por 10 minutos antes de usar.