A canela é um alimento muito saboroso e com características bem fortes. Cor intensa, aroma marcante, o sabor se mistura às receitando de forma suave mas poderosa. Quem ama canela sabe que é um pouco traiçoeiro lidar com as quantidades. Muita canela pode deixar uma receita totalmente modificada e pouca, pode nem ser percebida. Nas receitas de bolo de canela, ela é a personagem principal e as misturas são feitas ao seu gosto. Tenho certeza que o cheirinho da sua cozinha vai ficar irresistível. Atendendo aos pedidos de todas as fãs dos bolos da Maria da paz, seguem muitas receitas desse maravilhoso bolo.


Receita de bolo de canela simples

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo;
1 xícara de açúcar;
1 xícaras de água;
1/4 de xícara de óleo vegetal;
canela em pó a gosto;
1 colher de sopa de vinagre;
1 colher de sopa de fermento.
Modo de preparo:

Em uma tigela grande misture a farinha, açúcar, água, óleo vegetal, canela em pó, vinagre e misture bem. Por último, coloque o fermento, misture bem até obter uma massa homogênea. Unte uma forma média para bolo com óleo e enfarinhe. Despeje a mistura e leve ao forno para assar em temperatura média até dourar. Desenforme o bolo quando esfriar. Sirva em fatias.

Receita de bolo de canela com maçã

Ingredientes:

1 xícara de farinha de amêndoas;
1 xícara de um mix de farinha sem glúten;
2 colheres de sopa de fermento para bolo;
¼ colher de chá de bicarbonato de sódio;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
2 colheres de sopa de açúcar de coco;
½ xícara de purê de maçã puro;
¼ xícara de óleo de coco líquido;
6 colheres de sopa de leite de coco talhado;
Canela a gosto.
Modo de preparo:

Preaqueça o forno em 180°C. Em uma tigela grande, mistures a farinhas com o fermento, canela, o bicarbonato, o açúcar de coco e a baunilha. Adicione o purê de maçã aos ingredientes secos. Adicione o óleo de coco e misture bem.


Adicione o leite de coco talhado e misture até obter uma massa. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por 35 minutos ou até dourar. Sirva desenformado.


Receita de bolo de canela de chocolate

Ingredientes:

1 1/4 de xícara de farinha de trigo;
1 xícara de açúcar demerara;
1/3 xícara de cacau;
1 colher de sopa de canela (ou a gosto);
1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
1 colher de chá de fermento para bolo;
1/2 colher de sal;
1 xícara de água;
1/3 de xícara de óleo vegetal;
1 colher de chá de vinagre de maçã.
Modo de preparo:


Preaqueça o forno a 180 graus. Em um bowl misture a farinha peneirada, açúcar, cacau, fermento, bicarbonato, canela, sal e misture bem. Em seguida adicione o restante dos ingredientes até virar uma massa homogênea. Unte uma forma com óleo e passe canela e cacau para não grudar o bolo. Distribua a massa de forma uniforme e leve ao forno por 40 minutos. Quando dourar espere esfriar, desenforme e sirva!