O consumo da aveia é um hábito que todo mundo devia tentar desenvolver na sua casa. Estamos tão acostumados a consumir tudo vindo do trigo, que não refletimos sobre alternativas que são melhor digeridas, não custam mais caro e são incrivelmente mais nutritivas. Fico devendo hoje um post com receitas de aveia, tanto salgadas quanto doces. Hoje vamos aprender a substituir o leite de vaca pelo leite vegetal de aveia, beneficiando os alérgicos à lactose, e mantendo a bebida nutritiva e deliciosa. Esse leite de aveia pode ser tomado puro ou substituindo o leite nas receitas. Aprenda e faça aí na sua casa hoje mesmo!


Leite de aveia para curar anemia

Caso seu exame de sangue tenha alertado para uma anemia, saiba que é super importante mudar seus hábitos alimentares além da medicação. Uma boa substituição é o leite de aveia porque ele é rico em vitaminas e minerais, como cálcio, vitamina E, vitaminas do complexo B, cobre, zinco, potássio, manganês, magnésio e ferro, sendo uma opção muito indicada para quem está com o ferro baixo nos exames.

 

Como fazer o leite de aveia – Passo a passo

Ingredientes do leite de aveia caseiro

2 xícaras de aveia em flocos (finos, médios ou grossos)
4 xícaras de água

Modo de preparo

Deixe a aveia de molho na água por 1 hora.
Depois, bata no liquidificador.
Coe a mistura em uma peneira bem fina ou num pano fino e limpo.

Como consumir o leite de aveia

A receita fica super barata, como você pode reparar na lista de ingredientes acima. A substituição vale a pena até mesmo para dar uma economizada, caso a gurizada da sua casa consuma muitas caixas de leite por semana. Não esqueça que a aveia é vendida em casa de produtos naturais, por quilo, sendo muito mais barata do que comprar as caixinhas nos supermercados. O leite de aveia caseiro dura até três dias, ao fazer já comece a preparar as receitas em que vai usá-lo. Você pode incrementar massas, molhos, fazer chocolate quente e vitaminas de frutas com ele. O resíduo que ficou na peneira ou pano pode ser incluído em vitaminas e sopas.


Se ficou alguma dúvida assista ao vídeo:

Uma dica que deixa o leite de aveia irresistível é colocar essência de baunilha assim que ele ficar pronto!