Não precisa espera até a festa junina para preparar essa sobremesa deliciosa à base de milho. Como, para mim, esse doce tem gosto de infância, todo dia é dia de comer curau. O carro da pamonha e do curau também passava na porta da casa de vocês?  No post de hoje, o carro não vai passar mas você vai se animar a fazer sua própria sobremesa junina fora de época! São várias receitas: com milho de espiga, de latinha e até vegano.


Receita de curau de milho

Curau de Milho Verde – Chef Elzio Callefi

Ingredientes:

5 espigas de milho

600ml de leite integral

240g de açúcar

Canela em pó


Modo de Preparo:

Retire o milho da espiga com auxílio de uma faca

Coloque todos ingredientes em um liquidificador e bata até triturar bem.


Retire do liquidificador, coe e transfira para uma panela média.

Leve ao fogo médio misturando sempre com auxílio de uma espátula.

Quando começar a ferver nas bordas da panela abaixe o fogo e cozinhe por 8 minutos.

Retire do fogo, transfira para pequenas tigelas, espere esfriar e decore com canela em pó ou faça brullé com auxílio de um maçarico culinário e açúcar.

 

 

Receita em vídeo de curau vegano da Bela Gil

 

Receita de curau da Rita Lobo ( que eu amo! )

Ingredientes

4 espigas de milho (cerca de 3 xícaras (chá) grãos debulhados)
2 xícaras (chá) de leite
¾ de xícara (chá) de açúcar
canela em pó a gosto para polvilhar
Modo de preparo

Descarte a palha, o cabelo e lave bem as espigas de milho sob água corrente. Para debulhar as espigas: na tábua (ou dentro de uma assadeira grande), apoie a espiga de milho de pé e com uma faca corte os grãos de milho para debulhar (se preferir, utilize um extrator de grãos próprio para milho).
No liquidificador, bata o milho com o leite até triturar bem. Sobre uma panela, passe o leite batido por uma peneira, pressionando com as costas de uma colher para extrair bem todo o líquido – descarte o bagaço.
Misture o açúcar, leve ao fogo médio e mexa com um batedor de arame até começar a ferver. Abaixe o fogo e continue mexendo por mais 5 minutos, até formar um creme grosso – o curau engrossa de repente, se começar a empelotar ou grudar no fundo da panela, retire do fogo e mexa vigorosamente com o batedor.
Com uma concha, distribua o creme em seis tigelas individuais e leve para a geladeira. Deixe esfriar por pelo menos 1 hora. Sirva polvilhado com canela em pó.

Passo a passo de curau com milho de latinha