Quando falamos em esfoliação, muita gente ainda pensa que é um procedimento agressivo. Mas,  muito pelo contrário, a retirada de tecidos mortos e do excesso de sebo que ficam depositados na pele, são na verdade um carinho para o seu rosto. Para esse procedimento ser eficiente, e não ferir a pele, o ideal é usar cosméticos ou fazer receitas caseias testadas e aprovadas com essa finalidade. A vantagem das receitas caseiras é que são mais baratas, você usa o que tem em casa, e os ingredientes são naturais.

 

Receitinhas para pele oleosa

No post de hoje, temos algumas receitas de misturas desses ingredientes e as indicações de uso para a pele oleosa, que sempre sofre com a obstrução dos poros pela oleosidade natural.

 

Receita de esfoliante com limão, fubá e açúcar

Ingredientes:

·         1 colher (de sopa) de açúcar;

·         1 colher (de sopa) de fubá;

·         1 colher (de sopa) de óleo de amêndoas;

·         1 colher (de sopa) de suco de limão.

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes num recipiente de plástico e aplicar no rosto, friccionando suavemente em movimentos circulares. Insistir nas regiões mais oleosas que no rosto são, geralmente, são a testa, o nariz e o queixo, e depois lavar com água morna. Secar com uma toalha macia, sem esfregar, e usar uma pequena quantidade de hidratante próprio para o rosto, livre de óleo.

 

Receita de esfoliante com mel, açúcar mascavo e aveia

Ingredientes:

·         2 colheres (de sopa) de mel;

·         2 colheres (de sopa) de açúcar mascavo;

·         1 colher (de sopa) de aveia em flocos finos.

Modo de preparo:

Misturar os ingredientes até formar uma pasta e passar no rosto ou corpo delicadamente, fazendo movimentos circulares. Deixar agir por até dez minutos e enxaguar com água morna.

 

Receita de esfoliante com limão, pepino e açúcar

Ingredientes:

·         1 colher (de sopa) de suco de limão;

·         1 colher (de sopa) de suco de pepino;

·         1 colher (de sopa) de açúcar cristal.

Modo de preparo:

Aplicar a mistura dos ingredientes, com uma fricção suave, e deixar agir por 10 minutos. Enxaguar com bastante água morna até remover todo o produto. Evitar se expor ao sol após esta máscara, e sempre passar filtro solar próprio para pele oleosa após, pois o limão pode manchar a pele.