A gente lava o rosto sozinha desde que ganhou certa autonomia na infância, não é? Mas, com  a moda do skincare, os cuidados com a pele do rosto subiram a níveis estratosféricos, e fui investigar para saber o que é ou não correto nesse sentido. Afinal, qual é o jeito correto de lavar o rosto? Será que estamos lavando corretamente, ou será que podemos melhorar em algo para manter a sedosidade dessa pele tão sensível?

 

Erros mais comuns na limpeza do rosto

 

Segundo os dermatologistas, médicos especialistas em pele, os erros mais comuns que cometemos são : Não enxaguar o suficiente, usar uma toalha suja, deixar o sabonete facial ou espuma de limpeza por muito tempo sobre a pele e usar água. Acredito que esses errinhos possam ser facilmente corrigidos se nos vigiarmos um pouco mais.

 

O que é necessário para lavar melhor o rosto

 

Existem alguns itens que os dermatos destacam como importantes para que a limpeza seja feita da melhor forma: espuma de limpeza com textura suave; escova facial com cerdas extra macias; toalha de algodão, separa apenas para o rosto;faixa de cabelo para evitar que os fios atrapalhem ou caiam sobre o rosto durante a limpeza. Não são essenciais, entenda bem, mas são o kit perfeito para quem quer lavar o rosto da melhor forma.

Por que lavar bem o rosto é tão importante

Esse processo, sendo feito corretamente, e não de forma apressada e com produtos aleatórios, evita vários problemas. Um dos mais comuns é o entupimento dos poros por conta do acúmulo de sebo. Fora os resíduos de poluição, impurezas e as peles mortas que se soltam e acumulam sobre a pele. Isso tira o viço e o brilho natural, dando aparência de pele cansada.

 

 

Como lavar o rosto corretamente?

Remova  toda a maquiagem com água micelar ou lenços de limpeza e umedeça o rosto com água da pia. Aplique um pouco de espuma de limpeza sobre a mão, a quantidade deve ser equivalente a uma moeda. Eu uso a da marca " Quem disse Berenice? " e recomendo. Passe a espuma com ajuda de uma escova facial, por um minuto e com movimentos circulares. Eu amo a esponja konjac, embora ela não dure nem um mês. Enxágue bem o rosto. Seque sem esfregar, dando batidinhas com a toalha limpa.  Depois hidrate!