Nosso corpo todo reage aos momentos de estresse. O impacto da tensão não é apenas mental, nós conseguimos visualizar esses estragos para que possamos corrigi-los. A quarentena nos atingiu de formas diferentes. Teve quem adoeceu, perdeu uma pessoa querida, conviveu com a demissão, a diminuição dos recursos financeiros, o afastamento de atividades de lazer que traziam paz. Alguns lidaram com rompimentos de relacionamentos desgastados, outros engordaram. Cada um teve uma mudança no seu ritmo e seu organismo lidou também de forma diversa com cada um deles.


Quem desenvolve a Maskne

Algumas pessoas que já tinham alguns problemas de saúde controlados, tiveram retorno de sintomas e tiveram que voltar aos tratamentos novamente. Cada um com suas dores e particularidades.  Quem já havia concluído toda sua rotina contra à acne pode ter visto os sintomas reaparecerem.  Isso tem vários motivos mas o uso de máscaras colaborou para que isso ocorresse. Se esse foi o seu caso saiba que não estás sozinha. O aparecimento de dermatites variadas, espinhas e cravos foi tão evidente que esse quadro está sendo chamado de Maskne. O nome deriva do aparecimento de acne no rosto em decorrência do uso de máscara.

Como não ter Maskne

A Maske  acontece porque a máscara sendo usada de forma prolongada fornece um ambiente totalmente propício para o aparecimento da acne na região. Estamos falando do queixo, da área da mandíbula e também alcançando as maçãs do rosto. Três fatores são responsáveis pelo aumento da oleosidade da pele pelas glândulas sebáceas, são eles: o calor dentro da máscara ( que deve ter duas ou três camadas de tecido ) , o atrito ( as máscaras costumam ser de tamanho único, ficando muito justas em alguns formatos de rosto ) e o abafamento ( o vapor da respiração umidifica a máscara, transformando o seu interior em um local propício para a proliferação de germes ).

A utilização de máscara é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenir o contágio da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Não devemos deixar a máscara de lado, de jeito nenhum, mas devemos ter alguns cuidados abaixo:

Como evitar a Maskne

1175841515

1) Limpe e hidrate o rosto diariamente;

2) Proteja os lábios aplicando vaselina;

3) Evite maquiagem ao usar máscara;


4) Evite experimentar novos produtos que possam irritar a pele;

5) Para reduzir problemas de pele, procure máscaras que ofereçam:

– Um ajuste confortável;
– Tecido macio, natural e respirável;
– Tecido interior macio, se você tem pele sensível;
– De algodão na parte interior, se você tem acne ou pele oleosa.