Não sei se você já reparou, mas uma das formas que nosso corpo tem de bater um papo com a gente e avisar que algo não está bem é através de coceiras estranhas, fraqueza sem motivo aparente, vermelhidão, verrugas. As manchas na pele estão dentro dessa forma de alerta e temos que estar ligados para entender o que elas querem sinalizar. Você pode estar tendo pequenas manchas brancas espalhadas pela pele em pouca ou grande quantidade. Existem algumas possibilidades para esse surgimento e esse é o assunto do post de hoje aqui no Muito chique.

O que são as manchas brancas na pele?

A explicação não é complicada, as manchinhas geralmente ocorrem quando proteínas da pele ou células mortas ficam presas sob a superfície da pele. Elas também podem ocorrer como resultado de despigmentação ou perda de cor.  Como elas não causam nenhum sintoma, como coceira ou incômodo, é comum que elas não sejam levadas à sério, e quando damos conta do problema temos uma parte grande do corpo coberta por elas, deixando uma péssima aparência.

Manchas brancas na pele podem sinalizar algo mais grave?

A resposta não pode ser dada por um não profissional da área da saúde experiente, mas podemos alertar que, alguns casos precisam de maior investigação. Então se as suas manchas brancas:

  • permanecem após algumas semanas de tratamento básico
    reaparecer continuamente
    espalhar para outras partes do corpo
    causar sintomas, como dor, coceira ou sofrimento emocional
    Não demore a marcar um médico para lhe atender e examinar.

Manchas brancas que aparecem com a idade

Essas aqui eu posso falar bem, toda a minha família tem tendência à manchas, mas com o passar do tempo, as charmosas sardas viraram manchinhas de todas as cores, inclusive brancas. As causas podem incluir a falta melanina. São conhecidas também como manchas solares e elas aparecem em grupos. Quem tem mais de quarenta anos  são mais propensos a elas. No entanto, elas são inofensivos e tratá-las é uma questão estética. Eu, até agora lido bem com as minhas manchinhas de todas as cores.