Não é de hoje que a indústria de cosméticos vem colocando nos potes as famosas " dicas da vovó ". Receitinhas caseiras viraram produtos sucesso de vendas e foram se desdobrando em linhas com vários itens.  No final de tudo, aquele ingrediente que tinha servido de inspiração, nem aparecia mais nos componentes da fórmula, servindo apenas de chamariz para o cartaz. Um dos casos em que isso aconteceu mais recentemente, foi com a maisena. Usada para hidratar e, por conta disso, ser considerada um alisante caseiro, ela entrou na fórmula de várias marcas, mas será que tinha maisena lá mesmo?

Como usar maisena nas receitas de skincare

As Instagramers de beleza, bem como as Youtubers, desvendaram muitos segredos da maisena e a acrescentaram em receitinhas, adicionando outros alimentos comuns como o limão e o mel, ma será que isso deu certo? Cada receita prometia um resultado e vamos investigar se essa mistura toda funciona ou não.

Maisena pode clarear a pele ?

Algumas youtubers, em vários vídeos prometem que a mistura de maisena clareia o rosto. A verdade é que pela mistura final ser branquinha, ao final da aplicação temos aquela impressão de estar fazendo algo real e efetivo pela saúde da nossa pele, mas não funciona de fato. Não há nenhum componente na maisena que clareie ou retire manchas da nossa pele. Para isso é indicado o uso de ácidos presentes em dosagens definidas pelos dermatologistas.

Cuidados com o uso da maisena

Como a maisena não é feita para passar na pele, caso você tenha contato com fungos de alguma forma, a maisena pode ser vir de alimento para eles. Gerando assim infecções cutâneas. Não arrisque a saúde da sua pele.

Afinal, o que é a maisena?

Mas afinal, o que é a maisena e como ela pode ser usada? Ela é  amido de milho, e o amido é o resultado da extração das proteínas e das fibras dos grãos de milho, feito com o centro amiláceo, também chamado de endosperma. Ou seja, é uma farinha e não é recomendada para fins estéticos de nenhum tipo. Um dos motivos é porque essa farinha não combate oleosidade, não tira manchas, não hidrata a pele. Os efeitos que as misturinhas podem dar a sua pele, tem a ver com os outros ingredientes ou até mesmo com a massagem feita para a aplicação que dá certa oxigenação da área aplicada.

·