Os poros abertos são uma condição estética que fica muito evidente e, costuma incomodar quem enfrenta essa situação. A aparência de envelhecimento é uma das preocupações de quem tem poros abertos mas, existe também o ponto de acúmulo de impurezas nesses buraquinhos, afetando também a saúde. Então você pode se perguntar, mas como fechar os poros do rosto? Aqui, explicaremos passo a passo como alcançá-lo.


Quais fatores estão relacionados aos poros abertos

O que são os poros? Eles sãos pequenas aberturas na superfície da nossa pele onde saem os pelos, a oleosidade e o suor. Nós temos poros por toda a nossa pele, essa condição de poros abertos ocorre no rosto, em especial no nariz, testa e bochechas.  Os fatores relacionados ao aumento dos poros são oleosidade, espessura e flacidez da pele. A flacidez atinge as peles mais idosas, não tendo relação direta com a oleosidade. Em peles mais jovens, o fator mais relevante é a oleosidade

Por que os poros ficam abertos

Os poros se abrem para que o óleo gerado pelas glândulas sebáceas atinjam a pele e a lubrifiquem. É como uma torneira de óleo que se abre para que o rosto fique hidratado. É importante sabermos isso para que possamos corrigir o problema sabendo a sua raiz. Quando mais desidratada a pele do rosto, mais os poros vão se abrir para que o sebo escorra por ela, hidratando-a. Esse é um processo natural mas que podemos evitar antes que ele aconteça.

Como evitar os poros abertos

Precisamos esfoliar a pele do rosto, pelo menos uma vez por semana, para desobstruir os poros abertos e remover células mortas. O resultado de uma esfoliação é obter a pele macia, uniforme e sedosa. É essencial, para reverter o processo de poros abertos,  usar hidratante adequado ao tipo de pele.

Em casos mais graves deve-se lavar o rosto todos os dias com água morna e um sabonete próprio para a higiene desta parte do corpo. Se tiver tempo, lave duas ou três vezes por dia. Também é recomendado fazer limpeza de pele profissional pelo menos uma vez a cada mês.

Outros fatores que diminuem os poros abertos

Uma alimentação pouco saudável colabora para que se torne difícil manter a boa aparência da pele. Limite o consumo de açúcares, gorduras saturadas e carboidratos simples.E também inclua carnes magras, cereais integrais e frutas e vegetais frescos.