Por muito tempo a Rosácea foi tratada como acne, como se fosse sua irmã malvada.  Atualmente há maior compreensão sobre a doença e estudos e tratamentos foram desenvolvidos. Como vamos falar de uma doença, o ideal é que tiremos algumas dúvidas aqui, e , caso você identifique esses sintomas ou mesmo que fique na dúvida, procure um dermatologista para que ele te auxilie nesse processo de cura. A rosácea causa vermelhidão e lesões inflamadas no rosto, em especial, nas bochechas, nariz, testa, queixo e, em alguns casos, na região dos olhos – a qual é denominada como rosácea ocular.


Porque temos rosácea

Aqui no sul do Brasil, a rosácea é muito comum. Muitas vezes quem tem a doença  acredita que a vermelhidão do rosto é por conta das suas heranças italianas. Mas o que ocorre é que aquela bochechinha rosada de criança, quando chega na faixa etária dos 20 ou 30, começa a incomodar. Os sintomas ficam mais intensos e lesões, semelhantes a espinhas, não desaparecem com facilidade.  É nessa hora que o tratamento médico é eficaz, mas, por parecer uma acne forte, por e" estar acostumado à vermelhidão ", o tempo sem tratamento vai passando e os sintomas se intensificando a cada crise.

O que são as crises de rosácea

As crises de rosácea acontecem por muitos motivos e fica muito difícil precisar qual foi o desencadeador de cada uma. Pode ser por estresse, alimentos picantes, exposição prolongada ao sol, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e quentes, e infecções por fungos ou bactérias. Ou seja, é preciso evitar tudo isso e não arriscar.

Tratamentos para rosácea

Os portadores da doença quando fazem o uso adequado de um bom filtro solar, por exemplo, podem ajudar a frear a piora da doença. Outras indicados pelos dermatologistas estão a aplicação de cremes ou soluções nas regiões atingidas e o uso de antibióticos ou anti-inflamatórios. Vale ressaltar que o uso de medicamentos depende do nível de rosácea do paciente. Para controlar a vermelhidão da pele, o paciente com rosácea precisar fazer cuidados simples em sua rotina. É o caso de usar um sabonete hidratante ou neutro e também hidratar a pele com creme ou loção para peles sensíveis.