Pelo menos na minha família, se não tiver rabanadas feitas pela minha mãe, pode cancelar o natal. Os pratos gigantescos de enormes discos de rabanadas são colocados junto com as frutas, e essas não tem a menor chance perto delas. Eu prefiro quentinha, e acho que é por isso que ajudo na fritura. Há quem goste das rabanadas no dia seguinte, quando elas estão bem curtidas, já com uma aparência diferente por conta do pão encharcado. Essa história poderia ser um sofrimento esse ano que estou totalmente envolvida na dieta low carb, cujo consumo de carboidratos é bem restrito.  Já estou munida de algumas receitas desse prato natalino indispensável e esse post é para dividir essas descobertas com vocês!


Como fazer o PÃO LOWCARB para rabanada

O primeiro passo é fazer o seu pão low carb. Para isso é necessário adaptar a receita de pão com farinha de trigo, para farinhas low carb. A receita abaixo rende onze discos de rabanada.

1 e 1/2 xc de farinha de amêndoas ou castanha de caju (só passar a amêndoa no processador até virar farinha)
4 ovos
1/2 colher de sopa de óleo de coco
2 colheres de sopa de água
1/4 de colher de chá de bicarbonato ou 1 colher de chá de fermento
Modo de Fazer

 

Preaqueça o forno a 200 graus.
Bata os ovos por 1 minuto no liquidificador e depois bata o restante dos ingredientes.
Unte a forma com óleo de coco, despeje a massa e leve ao forno por 25/30 minutos.

Como preparar uma rabanada Low carb

RABANADA MIX:

1 ovo
1/4 de xícara de leite de coco
1 colher de sopa bem cheia de mel
Pra fritar: Óleo de coco
Pra decorar: Canela + açúcar de coco e/ou coco ralado
Modo de Fazer

 

Após feito o pão, misture 1 ovo com 1/4 de xícara de leite de coco com 1 colher de sopa de mel (ou eritritol, mas prefiro o mel!).
Passe bem as fatias de pão nessa mistura e leve pra fritar na frigideira com óleo de coco quente (não frito por imersão, ponho apenas o suficiente pra cobrir o fundo da frigideira e vou virando o pão)
Frite mais ou menos 1 a 2 minutos de cada lado do pãozinho! Depois escorra no papel toalha e passe na mistura de canela + açúcar de coco + coco ralado!
Se não quiser fritar, leve à air fryer a 200 graus por 10 minutos e depois passe na mistura de canela + açúcar de coco (ou eritritiol) + coco ralado.


Passo a passo em vídeo de Rabanada Low carb