Que o tie-dye está em alta a gente já percebeu. As famosas usaram a tendência como a oficial da quarentena. Seja usando as peças com tie-dye de grifes ou se arriscando a fazer em casa, como a influencer Camila Coutinho que criou camisetas para toda a família. Qualquer peça pode ser tingida com a técnica tie-dye, desde que o tecido seja claro. Para criar seu tênis tie-dye, recomendamos um All star branco ou semelhante. Fique atenta às dicas desse post e arrisque!


Qual tinta usar para fazer tie-dye?

A dica aqui é que você use os corantes para tecidos. Eles são mais baratos, fáceis de encontrar e possuem maior variedade de cores. Os tênis tie-dye precisam de várias cores. Eles são os mais usados por iniciantes, mas a desvantagem é que desbotam mais rápido. Mas vale a pena tentar e começar por eles. A alternativa são as tintas de tecido, que são bem mais práticas mas são bem mais caras.

Passo a passo para Tênis tie-dye

Lista de materiais necessários:

Tênis usado (branca ou cor clara)
Tintas de tecido (cores da sua preferência)
Água
Recipientes para a tinta diluir e ser manipulada sobre o tênis
Borrifador (opção recomendada para umedecer o tênis)
seringa

Preparação:
Primeiramente, organize o espaço  para proteger a superfície onde você irá fazer o trabalho.

Borrife água sobre o tênis para deixa-lo úmida. Você também pode umedecê-lo sem o uso do borrifador, mas precisa ter cuidado para não encharcar.

O modo de aplicar a tinta é um pouco diferente das tinturas em tecidos e você não precisa amassar o tênis. Use uma seringa para concentrar a aplicação em determinados espaços do tênis e controle a quantidade de tinta que você está usando.


Tutorial em vídeo de tênis Tie-dye

Nesse vídeo tutorial a Youtuber ensina de forma muito fácil a customizar seu tênis. São muitos os vídeos ensinando a fazer tênis tie-dye mas confesso que os resultados não me agradaram em sua maioria. Nesse a artesã teve mais sucesso e no final o tênis, um All star branco, ficou lindo e bem usável.