Durante a pandemia muita gente aprendeu a fazer pão, a cortar a própria franja e também resgatou algumas técnicas artesanais ligadas à vários setores da vida cotidiana. Como o conforto foi valorizado ao máximo, muitas pessoas fizeram releituras de peças que já tinham e usaram com uma nova roupagem. Ao mesmo tempo, já vinha ocorrendo um revisitar dos anos 60 e 70 buscando uma ideia que ficou relacionada aos valores mais humanos como o coletivo, o universalismo, preservação de recursos naturais, consumo raciocinado. Juntamos as duas coisas e temos aí o tie-dye de volta. Há quem ame e há quem não se identifique, quem é você nessa história?


Como surgiu o tie-dye

Na década em que o tie dye surgiu, os anos  60 e 70, existia também um contexto histórico.O mais curioso, sobre a essência e a origem dessa técnica, que envolve cores e tecidos, é pensar que ela surgiu na China e estava ligada ao poder, aos governantes. As cores nas vestimentas eram sinônimo de riqueza e luxo. E isso pouco lembra a ideia de conforto dos moletons tie-dye que vemos nas araras dos grandes magazines, não é? A moda é assim, nos conta muitas histórias e é por isso que ela é tão interessante.

Como é a tendência tie-dye

As palavras tie-dye significam " amarrar e torcer" e referencia os movimentos feitos para a aquisição do resultado final da técnica. Essa técnica existe desde a pré-história, quando os homens primitivos descobriram corantes ao usar suco de plantas, flores, cascas e folhas, aplicando-os ao tecido básico.

Falando ainda sobre o impacto das cores no nosso dia a dia, é impressionante o que as coes alegres e vivas trazem de benefícios ao nosso cérebro. O estudo das cores é uma ciência muito interessante e devia ser até mesmo ensinada nas escolas. Uma roupa tie dye geralmente é feita com cores alegres que deixam nossa rotina mais ativa e o  dia a dia mais solar, lembrando um clima gostoso de praia e despreocupação.

Quem está usando tie-dye

Bruna Marquezine,Manu Gavassi, Maísa, Cléo Píres, Dua Lipa e outras famosas sabem disso e já aderiram a tendência e usam desde biquínis aos looks completos em tie-dye.  Se você quer começar a se arriscar na tendência, separei um vídeo de passo a passo com explicações fáceis para ter a sua blusa em tie-dye.

 

Vídeo tutorial para fazer camiseta tie-dye