A pantalona é um modelo de calça fluida e larguinha que surgiu no ano de 1909 inspirado no Ballets Russes, uma companhia de balé russo emigrada na França. Porém, como naquela época as mulheres não costumavam usar calças, esse tipo não foi bem aceito. Mas alguns anos mais tarde, essas peças começaram a ser incluídas no guarda-roupa feminino graças à luta pela igualdade entre os sexos.

Coco Chanel foi uma das pioneiras, criadoras e usuárias das calças femininas, e apareceu vestindo a peça de modelagem comprida e mais ampla, unindo muita personalidade e conforto. Apesar disso, a moda ofereceu resistência à pantalona, que caiu no esquecimento por muito tempo. Mas nos anos 1970, graças ao movimento hippie – que prezava pela liberdade intelectual, social e sexual. Ou seja, esse modelo de calça esteve sempre atrelado ao avanço de uma sociedade.

A reinvenção da pantalona, a calça que veio para ficar

Após as aparições e sumiços da calça pantalona da moda, desde o verão de 2012 ela voltou ao circuito de moda, quando deixou de estar inserida necessariamente ao nicho de roupas clássicas de alfaiataria e ganhou uma cara jovial e de verão. Assim, ela mostrava que prometia não sair mais dos holofotes.

Os novos modelos de calça pantalona também foram muito bem aceitos pelas mulheres, fazendo com que a peça se firmasse de vez como uma das queridinhas entre as roupas femininas. Entre elas estão a calça pantacourt, que há dois anos foi praticamente predominante nas ruas, e continua em alta até os dias atuais.

Atualmente, outro hit que faz muito sucesso é a calça pantalona com fenda que, seja curta ou longa (mas principalmente a última opção), traz um efeito ainda mais fluido e muito estiloso ao visual. A calça com fenda com botões e de estilo esportivo abriram ainda mais espaço para que a pantalona.

Como a pantalona equilibra a silhueta, ela é perfeita para um visual elegante mesmo quando estão numa pegada esportiva. Seja em tecidos mais grossos ou mais finos, é essencial que elas sejam bem lisas e retas, mantendo a fluidez. Com vários jeitos de usar, seja a pantalona com fenda ou fechada, curta ou longa, é possível ter uma coleção delas, ou uma que valha por muitas!

Por toda essa versatilidade, uma dúvida que era comum, mas que hoje já não é nenhum mistério, é qual sapato usar com a calça de pantalona. Antes era muito falado sobre esse modelo de calça só se usava com salto, o que já se mostrou um mito completo. Uma calça pantalona esportiva combina muito com sandálias estilo anos 90 ou com tênis, enquanto as de alfaiataria combinam com sapatos e sandálias elegantes. Já a pantacourt fica linda com anabela e até mesmo botas.Aposte na calça pantalona para criar looks inspiradores e originais. Agora que você já conhece tudo sobre esse modelo de calça, continue navegando em nosso blog e saiba ainda mais!