Estamos em um momento ímpar da nossa história, por conta da pandemia de Covid-19. Aprendemos que consumir tudo que vemos pela frente, quando realmente precisamos, não faz nenhuma diferença na nossa vida. E também, vimos que é necessário guardar dinheiro para alguma emergência, como o fechamento das empresas e caso percamos o emprego repentinamente. O post de hoje tem a ver com esses dois aprendizados recentes, como consumir menos roupas de forma consciente e econômica.

O que é guarda-roupa cápsula

 

Podemos pensar que, ao consumir menos roupas vamos parecer aquele nosso colega da faculdade que usava sempre o mesmo casaco de moletom velho, mas isso está longe de ser verdade. O conceito de guarda-roupa cápsula tem a ver com peças realmente pensadas, e não as que sobram no fundo do armário. Ao aderir a essa forma de se vestir você terá as peças chave para estar sempre adequada a qualquer ocasião, sem que para isso você tenha que ter oito portas de armários e várias malas em cada viagem. Não te parece interessante?

Quais as peças de um armário-cápsula?

 

A palavra-chave para um armário-cápsula é: essencial. O que é essencial para você pode não ser para o outro, por isso não há um padrão. O que vamos falar hoje é sobre os conceitos de cada peça para que você se adeque aí, com as suas roupas, e tenha seu armário-cápsula funcional e personalizado. É isso que as personal stylist, profissionais do ramo de imagem pessoal e organização de looks, fazem.

Acompanhe todas as dicas:

O ideal é estabelecer um limite de peças essenciais – Observe sua profissão, hábitos  e gostos.

Ao comprar algo novo, desapegue de itens antigos – comprou um jeans? Doe outro. O conceito de essencial é justamente esse, você não precisa de roupas velhas que não gosta mais, você apenas não precisa acumular itens semelhantes.

Exercite o ato de doar roupas antigas – escolha ONGs que tenham um trabalho sério ou organize um grupo de troca entre amigas.

 

Fazer escolhas coringas e economizar no tempo – quem nunca ficou meia-hora na frente do armário e saiu exatamente com a roupa de sempre, sabe disso.