Antigamente se dizia uma coisa sobre o básico de maquiagem, ou se carregava com intensidade os olhos ou a boca. Os dois, jamais! Por muito tempo foi assim e não havia quem ousasse usar uma maquiagem preta com bocão vermelho, era inadmissível! O tempo passou e hoje em dia usamos a maquiagem sem medo de parecer carregada demais. Não há uma etiqueta que diga o que é certo ou errado em matéria de maquiagem pessoal.  Mas, um estilo de maquiagem dos olhos ficou para sempre e pode ser considerado atemporal: o delineado gatinho.


Como é o delineado gatinho

No delineado gatinho, o pincel do delineador vai em um traço único de uma ponta a outra dos cílio e no final ele sobe como se fosse o rabo de um gatinho, daí vem o nome fofo e divertido. A dificuldade desse delineado é manter o traço rente a linha de nascimento dos cílios e isso se dá pela posição do maquiador ou do próprio maquiado, e pela dificuldade de manter a região imóvel quando manipulada. As dificuldades são realmente compreensíveis mas podem ser contornadas com técnicas.

Por que é difícil fazer o delineado gatinho

Muitas celebridades tiveram nesse tipo de delineado a sua marca registrada. A cantora falecida Amy Winehouse, adorava fazê-lo. Mesmo com pouca habilidade, Amy fazia e deixava borrado mesmo, fazendo com que o delineado mais parecesse um rabisco preto de caneta Pilot. Mesmo assim, esse estilo grosso de delineado ganhou adeptas fervorosas. Ou seja, sua dificuldade pode se transformar na sua marca registrada. Quem sabe?

Passo a passo para fazer um delineado gatinho

Seguindo esses passos, com a mão firme e o cotovelo junto ao corpo, suas chances de conseguir um lindo delineado gatinho aumentam bastante. Vamos lá!

  • Comece pelo canto externo do olho e faça isso com os dois olhos abertos, pois é muito comum fazermos com o olho fechadinho.
  • Caso seu olho seja caído para baixo tenha cuidado para não acentuar essa característica com o delineado.
  • Mantenha apoiado o pincel nos cílios durante a aplicação no meio do olho, como um guia. Mantenha a estabilidade para evitar tremidinhas.
  • Faça o traço do sentido de dentro do olho para fora, mas no final do gatinho você pode vir de fora pra dentro para conseguir delimitar bem o final.
  • Use a lateral do pincel, não a ponta. A ponta dele é apenas para detalhes muito finos, como no canto interno do olho, por exemplo.  A pontinha serve para pequenas correções também.