O xilitol está em alta. Primeiro por ser um adoçante natural, que não passa por reações químicas, não tem aditivos e pode ser consumidos de maneira equilibrada sem prejudicar a saúde e o bem-estar. E segundo, porque o gosto do Xilitol é muito parecido com o açúcar de mesa refinado. Quem já usou afirma que  não há adoçante com melhor gosto e isso faz toda a diferença. Mas, como tudo nessa vida, tem um lado ruim, e ,nesse caso, é péssimo. O problema do xilitol é o preço!


Xilitol: Quanto custa e o que é

Se um quilo de açúcar de mesa refinado custa 3 reais, um quilo de xilitol custa 52 reais. Esse é o preço praticado para comprar à granel no Mercado Público de Porto Alegre.  Acabo comprando pouco e usando em momentos especiais. O xilitol tem alto poder adoçante mas não rende tanto assim por ser vendido em cristais. Não é um pó como os outros adoçantes mais comuns vendidos normalmente. Ainda comparando com o refinado,  o xilitol apresenta 2,4 calorias em cada grama, ou seja, a metade do valor calórico do açúcar tradicional, além de possuir baixo índice glicêmico, o que auxilia na absorção controlada de açúcar no sangue, evitando picos de glicemia.

Qual a origem do Xilitol

Ele é um adoçante natural,  produzido a partir das fibras de alguns vegetais como o milho e de algumas frutas vermelhas como a ameixa e a framboesa, por exemplo. Pode ser usado em bebidas como o café e também em receitas que vão ao forno, como bolos.

O último conselho sobre o xilitol é: Não exagere. O excesso de xilitol pode dar dor de barriga.

 

Receitas com xilitol

Como fazer chocolate quente com xilitol

Em dias frios como o de hoje dá uma vontade de se esquentar tomando uma bebida bem doce e afetiva. Não precisa comprometer a sua dieta nem ficar com a consciência pesada, no vídeo abaixo você encontra uma forma de fazer o chocolate quente, adoçando com o xilitol. O gosto é maravilhoso e não perde nada para a versão tradicional ultracalórica! Dê play nesse vídeo e de esquente com o " Chocolate quente fit ".

 

Como fazer brigadeiro com xilitol

 


Ingredientes

2 colheres (sopa) de manteiga
1 caixa de creme de leite
2 colheres (sopa) de cacau em pó
2 colheres (sopa) de adoçante xilitol
1/2 xícara de cacau em pó para polvilhar
Modo de Preparo

Em uma panela, misture todos os ingredientes.
Deixe em fogo baixo até desgrudar da panela.
Leve à geladeira por 20 minutos.
Faça bolinhas com a massa e passe no cacau em pó.