Criada por pesquisadores britânicos em 2016, a Dieta Sirt, chamada também de Sirtfood,promete um emagrecimento por meio de restrição calórica e do consumo de alimentos que estimulem as sirtuínas, grupo de enzimas que melhoram o metabolismo, incluindo da glicose e do tecido adiposo. Mas, embora muito saudável, ainda há poucas evidências científicas que comprovem os resultados da Sirtfood, especialmente se comparada a outras dietas mais clássicas, como é o caso da mediterrânea. A comprovação que temos até o momento é a mudança radical no corpo da cantora Adele. Ela emagreceu 45 kilos fazendo a Sirtfood de forma bem comprometida. Será que funciona mesmo?


 

Como a Sirtfood funciona

A sirtfood segue uma lógica e vamos explicá-la agora:  alimentos ricos em polifenóis (couve, café, oleoginosas, chá verde) ativam a liberação de sirtuínas no organismo. Essas, por sua vez, promovem o emagrecimento e ainda protegem as células do envelhecimento precoce. Ela é dividida em duas fases e, e a primeira fase tem duas etapas. Com restrição calórica e alta ingestão de fibras e sucos verdes.

Conheça as fases da dieta Sirtfood

Fase 1 da Sirfood

A fase 1 é dividida em duas etapas com quantidade diferente de calorias.

De início, nos primeiros 3 dias é liberado o consumo de até 1.000 calorias diárias, incluindo alta ingestão de fibras que aumentam a saciedade. Depois vem a segunda etapa, que dura 4 dias. Nela a ingestão aumenta para 1,5 mil calorias, mantendo as fibras.

Um importante sirtfood é o café, que é uma boa notícia se você está cansado de receber instruções para eliminar a cafeína. Os países onde as pessoas já consomem um grande número de sirtfoods incluem o Japão e a Itália, que são regularmente classificados entre os países mais saudáveis ​​do mundo. Essa informação já nos motiva bastante.

Os 20 alimentos Sirtfoods são:


Couve
Vinho tinto
Morangos
Cebolas
Soja
Salsa
Azeite virgem extra
Chocolate negro (≥ 85% cacau)
Chá verde Matcha
Trigo sarraceno
Açafrão
Nozes
Rúcula
Pimenta chili “olho de pássaro”
Levístico
Tâmaras Medjool
Chicória vermelha
Amoras
Alcaparras
Café

Fase 2 da dieta Sirfood

ASCII

Menos restritiva com relação as calorias, a fase dois começa após os 7 primeiros dias, é chamada de etapa de manutenção. Como falamos, nela não há limite de ingestão calórica, desde que o cardápio seja rico em alimentos antioxidantes e saudáveis.Nesse momento, a ideia é manter até 3 refeições balanceadas e ricas em alimentos sirt diariamente, além de ingerir ao menos 1 suco verde.

O suco sirtfood é que garante os benefícios e o sucesso da dieta. Anote a receita do site oficial dos criadores desse programa de emagrecimento:


Suco de Sirtfood

Ingredientes:

2 copos grandes de chá-verde
2 folhas de couve manteiga
1/2 maçã verde grande
3 talos de aipo verde com folhas
1 colher de sopa de salsinha
Suco de 1/2 limão
1/2 colher de sopa de chá verde
3 colheres de sopa de uva
Modo de preparo:

Então bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma sem adoçar ou coar.