Existe uma lista de alimentos que precisam sair definitivamente do cardápio de quem está em tratamento para gastrite. Alguns deles, infelizmente, enquanto forem consumidos farão os sintomas doloridos voltarem. E, para evitar que a gastrite evolua para um quadro mais grave de úlcera, a dieta é o melhor caminho.  Nós hoje aqui no Muito chique, estamos na responsabilidade de passar o maior número possível de informações sobre alimentação para que vocês fiquem por dentro do que pode e o que não pode de forma fácil de compreender.

Lista de alimentos proibidos durante tratamento para gastrite

Segue a lista oficial do que realmente não pode ser consumido.

 

Refeições pré-preparadas e doces enlatados;
Refrigerantes industrializados e bebidas alcoólicas;
Biscoitos recheados, leite integral, bolos industrializados;
Lanches gordurosos como massa folhada, kibe, empada, cachorro quente e hambúrguer;
Evitar café, chocolate, chá preto, pois são relaxantes de esfíncter, acentuando assim o refluxo alimentar;
Alimentos com gordura, inclusive peixes gordurosos;
Carne de porco e embutidos, como salsichas, presunto ou mortadela;
Evitar condimentos, molhos em excesso e gordurosos, intensificadores de sabor e outros;
Tomate, pepino, couve manteiga, espinafre,agrião, laranja, abacaxi, kiwi.

Prefira chás no lugar do café

Quando falamos de problemas no estômago precisamos retirar a cafeína. Você pode trocar o cafezinho por chás de melissa, erva-cidreira, erva-doce ou camomila, que além de terem ação calmante e reduzirem o estresse (um dos fatores que causa a gastrite nervosa), ajudam a aliviar os sintomas e dores estomacais.

Aumente o consumo de Frutas não ácidas

Laranja lima, banana, maçã, pera, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Pode consumir o suco ou a fruta inteira.

 

Outro tipo de suco que cai muito bem durante o tratamento é o suco de aloe vera, também conhecida como babosa.  Dizem que ameniza o desconforto das crises de gastrite. As frutas são benéficas para o tratamento, quando não são ácidas, há um erro em dizer que elas devem ser eliminadas definitivamente da dieta de tratamento para a gastrite. Consuma duas a três unidades dessas frutas, em forma de suco também, e tenha uma melhora na cicatrização.