Quem está começando a construir sua família agora, ou quem acaba de ir morar sozinho, o cardápio semanal precisa ser seu aliado. Caso contrário, quando chegar em casa à noite e cansado, vai descobrir que a carne ainda está congelada, que as folhas da salada ainda precisam ser lavadas com atenção e vai acabar pedindo uma pizza. Para que isso não ocorra, o post de hoje tem dicas para o seu cardápio se um sucesso!

Dicas para o cardápio semanal

Aproveite o domingo para organizar suas refeições. Congele o  arroz, feijão, legumes, folhas refogadas, etc.  Faça apenas o pré-preparo e vá cozinhando ao longo da semana. Se puder, conte com a ajuda de um nutricionista para montar seu cardápio semanal em casa. Aqui abaixo uma listinha que pode te ajudar nas ideias de organização:

Deixar a salada lavada na geladeira;
Cortar algumas frutas;
Fazer algum patê;
Deixar as leguminosas de molho;
Descongelar alguma carne;
Ralar alguns vegetais, como cenoura e beterraba;
Fazer um tempero de alho e ervas para refogados;
Congelar porções de suco verde.

 

Ideias de pratos para almoço

 

Carne seca acebolada; salada de alface, tomate e azeitona preta; arroz integral com brócolis e feijão; couve refogada.

Bife grelhado; salada de rúcula e tomate; arroz integral, feijão e brócolis refogado com alho.

Peixe grelhado com molho de mostarda; salada de folhas verdes, beterraba crua e tomate; arroz 7 grãos, grão de bico e chuchu refogado.

Filé de frango grelhado; salada de folhas verdes e tomate cereja; macarrão integral com molho vermelho e brócolis.

Omelete com cebola e tomate; salada de folhas verdes, tomate e palmito; arroz integral com brócolis, feijão e couve refogada.

    Ideias de pratos para jantar

 

 

Rolinho de frango com cenoura e gergelim; salada de alface crespa, agrião, rabanete, pepino, tomate e nozes; arroz integral; feijão e abobrinha no vapor.

Bacalhau assado com ervas ao forno; salada de alface americana, agrião, lascas de manga e sementes de chia; quinoa; aspargos no vapor.

Bife grelhado com molho de cogumelo; salada de alface crespa, endívia, beterraba, pepino, broto de feijão e tomate cereja; lascas de batata com alho poró; berinjela grelhada.

Coxa de frango com ervas; salada de alface americana, rúcula, cenoura, tomate e folhas de hortelã; arroz com lentilha; vagem no vapor.

Linguado ao forno; salada de alface roxa, agrião, palmito pupunha e tomate cereja; arroz integral com espinafre; abóbora assada.