Não é algo da nossa cabeça, o fato é que, segundo a PNAD 2019, 61,7% dos brasileiros apresentaram excesso de peso – destes 26,8% foram considerados obesos.  Esse número é assustador pois retrata a realidade que vivemos. O isolamento social em decorrência da pandemia de 2020,  piorou ainda mais este cenário porque as pessoas precisaram ficar reclusas em casa, conciliando a vida profissional e doméstica, sem poder ir à academia ou passear no parque. Esse foi o meu caso e de mais um monte de gente, por que quatro em cada dez brasileiros engordaram durante a quarentena.


Melhorando a autoestima com a perda de peso

Por outro lado, o movimento de aceitação do corpo gordo ganha seus primeiros contornos. Não cabe aqui os achismos, mas sim a ciência, baseada em pesquisa séria sobre o assunto, e o que elas dizem é que a autoestima melhora 300% quando a gente vê os resultados de uma dieta de perda de peso.  Você pode achar que precisa ou não, esse é o seu ponto. Quem fez, porque foi orientado por um médico ou porque sentia necessidade, destacou que sua qualidade de vida, de modo geral, também melhorou muito. Sentido-se muito bem, acordando descansada,  contente com cada refeição que faz, e isso é estar feliz.

Como iniciar a mudança de hábitos para perder peso

Mas o que faz uma pessoa decidir mudar seus hábitos de alimentação e rotina em prol de uma mudança no ponteiro da balança? A chegada do verão e a aproximação das férias, podem servir como fatores de motivação para o resgate dos bons hábitos alimentares e da prática de atividades físicas. Temos aqui no site, muitos posts, escritos recentemente, sobre como começar tanto a dieta quanto a atividade física.

O grande diferencial desses posts, é que eles não são apenas um conjunto de regras, mas um caminho para que as pessoas descubram o que as faz comer inadequadamente e engordar. Cada corpo reage de uma forma. Eu, já falei inúmeras vezes aqui nos posts do Muito chique, tenho problemas sérios com pão. Basta você se conhecer, se analisar e descobrir qual o " seu pão "! Será um doce, refrigerantes, cerveja? Estamos aqui para lhe ajudar nesse processo.