Cada vez mais consumimos filmes e séries americanas. Com a popularização dos serviços de streaming, como o Netflix, podemos ver várias séries ao mesmo tempo e acabamos nos identificando com alguns costumes dos americanos. Isso é normal, é bem bacana, ao termos contato com outras culturas temos a vontade de questionar se o que sempre fizemos, em relação à várias coisas, é realmente a única forma de fazer.  Um dos pontos muito diferentes quando assistimos a um filme dessa cultura é perceber a diferença gritante entre os alimentos que são servidos no café da manhã.


O que é um café da manhã saudável?

As diferenças são gritantes. Nunca iremos ver um americano passando margarina no pãozinho e tomando com café com leite. Esse costume é bem brasileiro e estamos muitos acostumados a isso. O café da manhã americano exige um pouco mais de trabalho. Ovos mexidos, fatias de bacon, panquecas com caldas por cima são preparados no fogão e servidos durante a refeição. As alternativas mais práticas são os cereais de caixa, que aqui chamamos todos de sucrilhos. Os europeus têm costumes que passam longe dos dois já citados, até salsichas com molho eles consomem pela manhã.

O que consumir no café da manhã

Se as possibilidades de alimentação são tantas, como saber se estamos fazendo as escolhas mais saudáveis? O ideal é pensarmos o café da manhã como uma alimentação que precisa ser tão balanceada quanto as outras. Ou seja, deve incluir todos os grupos alimentares e sempre evitar os alimentos que prejudicam a nossa saúde. As escolhas devem ser por cereais integrais, uma porção de proteína e fonte de cálcio – pode ser leite ou queijos magros – frutas e uma bebida revigorante, como o café. Esses grupos de alimentos podem servir como base para sua lista de compras. Leite, iogurte e queijos podem e devem ser consumidos diariamente, mas evite versões com açúcar, amido de milho ou achocolatados.

Alimentos para café da manhã saudável

O mais importante quando pensamos em um café da manhã saudável, tanto para adultos ou para crianças, é evitar os maus hábitos da cultura brasileira. Entre eles está o consumo de mortadela  – que não tem nenhum benefício para a saúde – o famoso " nescauzinho  gelado ", que é uma dose de açúcar gigantesca e outros hábitos que cada família desenvolve e acredita não ter problemas. Analise o seu café da manhã e veja o que pode cortar e simplesmente não compre mais.