Cada tema que aparece aqui no site, tem um motivo de ser. O caso do post de hoje tem a ver com uma dica de uma amiga, que recebi há mais de dez anos, ainda na época do MSN. Estão lembradas? Essa  guria era particularmente uma pessoa irritadiça, e quando ela falou que " sua vida tinha mudado ao usar o óleo de prímula na TPM ", eu agarrei a dica e nunca mais esqueci. Tomei ? Nunca. Mas por ter esquecido, por não ter cruzado com um pote de cápsulas pelo caminho e outros desencontros da vida.


Então, dia desses, vi  nos stories de uma outra pessoa, uma dica de tomar vitamina E para aliviar os sintomas da TPM. Como eu estou sempre estudando vitaminas, achei a dica meio específica demais e voltei  ao assunto de anos atrás e fui pesquisar. Será que o que funciona para uma, funciona para todas? Será que o óleo de prímula tem vitamina E, e as duas dicas estão certas? Segue lendo o post para descobrir tudo isso comigo.

Óleo de prímula funciona para a TPM

A ação desse óleo está ligada a um ácido-graxo super importante chamado ácido gama-linolênico. Não precisa gravar esse nome, mas vamos chamá-lo à partir de agora, de " AGL " . É esse AGL que faz com que esse óleo, que vem da planta prímula, seja utilizado para fins medicinais.

Ele age de uma forma interessante, o nosso corpo converte o AGL em prostaglandinas, que é um composto parecido com hormônios que age regulando funções do nosso corpo. Ou seja, é como se tomássemos algo que vai regular coisas que não estão funcionando legal lá por dentro. Opa, ái eu vi vantagem

Devo tomar óleo de prímula para TPM?

Além da TPM, o óleo de prímula ( por causa do AGL, sempre ele ! ) , é recomendado para outros tratamentos, como o caso das doloridas hemorroidas, inflamações na garganta e até dores de estômago. Também é recomendado para eczemas na pele. Sua ação em diversas inflamações continua sendo alvo de estudo e cada vez são descobertos novos benefícios. Um estudo publicado pela Arthritis Research UK apresentou o óleo de prímula como um medicamento muito eficiente no tratamento da artrite reumatoide, em alguns casos chegando até a cura do problema.

Qual a quantidade tomar de óleo de prímula para a TPM

Embora o óleo seja comercializado na forma líquida, as cápsulas gelatinosas podem ser mais conveniente para tomar. A dose terapêutica recomendada geralmente é de 1.000 mg, três vezes ao dia. Essa dosagem fornece 240 mg de AGL por dia. Mas, claro, o ideal é que a sua dose seja calculada pelo seu ginecologista.