Essa pergunta, o que é melhor correr ou caminhar, é muito comum no dia a dia do profissional de educação física. A resposta pode variar bastante dependendo do seu objetivo. Afinal, você quer caminhar ou correr para quê? Já tem essa resposta na ponta da língua? Ótimo, então venha comigo no post do Muito chique de hoje, onde vou falar dos benefícios da corrida e da caminhada para você, alinhado ao que você espera conseguir.


Correr ou caminhar para emagrecer

Se você quer perder a pochete, a barriga, diminuir medidas do corpo como um todo, saiba que  se movimentar e queimar calorias é o que importa. Um estudo publicado em uma revista científica conceituadíssima no meio da medicina esportiva diz que os corredores perdem mais peso do que os que fazem caminhadas ao longo de um período de seis anos, possivelmente devido ao efeito pós-queima. Você corre e o efeito continua no seu corpo mesmo depois de parar. Como se fosse um estoque ! Ele  continua a queimar calorias mesmo sem estar em movimento.

Como começar a correr ?

Caso você não goste de corridas, saiba que um treininho com corrida bem leve e pequenas subidas, para iniciantes, tem um retorno em emagrecimento bem significativo. Se quiser tentar: Comece com três corridas de 30 minutos por semana. Corra por 30 segundos e se recupere por 30 segundos a um minuto. Ok,  se você preferir caminhar ou correr mais devagar, precisará gastar mais tempo para queimar essas calorias. Subidas também elevam seu gasto calórico.

Melhor horário para corridas e caminhadas

Nem todo mundo curte acordar cedo para se movimentar. Aliás há uem abra os olhos e não esteja sequer acordado no horário matutino, mas a ciência é quem diz que esse é o melhor horário para quem quer fazer atividades físicas ( correr ou caminhar ) para perder peso. Não sou eu que estou dizendo e talvez esse possa ser um hábito que você queira desenvolver.

Nesse estudo que citei, os pesquisadores dividiram 48 mulheres em dois grupos – um que fazia exercícios aeróbicos pela manhã durante seis semanas e outro que treina à noite – e pedia que registrassem o que comeram durante o período. Os resultados mostraram que o primeiro grupo consumiu menos calorias ao longo do dia e acabou perdendo mais peso que os notívagos. Em qual grupo você gostaria de estar?